Inscrições para o Enem terminam nesta sexta; confira 9 mudanças deste ano
-
Certificação
O Enem não servirá mais como forma direta de obter o certificado do ensino médio, como havia ocorrido em edições anteriores. Maiores de 18 anos que não tenham frequentado o curso regular poderão tentar a certificação do ensino médio por meio do Encceja (Exame Nacional de Certificação De Competências de Jovens e Adultos)
-
Novidades no aplicativo
O Enem tem novas funcionalidades no aplicativo, disponível para os sistemas iOS e Android, entre elas uma seção de notícias e acesso aberto ao público geral, permitindo que pais e professores, por exemplo, acompanhem as áreas que não exigem login do participante. Outra novidade é a liberação dos espelhos de redação no app.
-
Valor da inscrição
A taxa de inscrição da prova aumentou, passando de R$ 68,00 em 2016 para R$ 82,00 em 2017.
-
Intervalo entre as provas
A prova ocorrerá em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro, diferentemente de 2016, quando foi realizada em somente um final de semana.
-
Identificação
Pela primeira vez, os cadernos de prova já trarão o nome e o número de inscrição do candidato.
-
Isenção de taxa
Os candidatos que pediram e conseguiram a isenção do pagamento da taxa de inscrição e não comparecerem no dia do exame perderão o direito ao benefício no Enem do ano seguinte.
-
Atendimento especial
Os candidatos com algum tipo de deficiência poderão solicitar atendimento especial ou tempo adicional de prova no ato da inscrição, somente com apresentação de laudo médico.
-
Deficientes auditivos
Estudantes com deficiência auditiva poderão solicitar exame com vídeo-prova na linguagem de sinais.
-
Desempenho por escola
A edição deste ano não contará com a divulgação de dados por escola.
*Este conteúdo foi produzido e editado por alunos do 1º semestre do curso de Jornalismo da ESPM-SP, sob a orientação do professor Edson Capoano