Zelensky deseja formação de 'contingente de segurança' na Ucrânia
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, pediu nesta terça-feira (15) a preparação eficaz de um contingente de tropas estrangeiras para dissuadir a Rússia de atacar novamente a Ucrânia, caso um acordo de paz seja concretizado.
"Reino Unido, França e outros países da Otan já estão preparando ativamente o terreno para um contingente de segurança na Ucrânia. É importante que todos sejamos suficientemente rápidos e eficazes neste processo", declarou Zelensky durante uma visita a Odessa do secretário-geral da Otan, Mark Rutte.
Por sua vez, Rutte condenou o "terrível padrão" de ataques da Rússia contra civis ucranianos e disse que as conversações para um cessar-fogo e uma paz duradoura "não são fáceis, sobretudo depois dessa violência horrível".
"Mas todos apoiamos os esforços do presidente [americano Donald] Trump pela paz", acrescentou, em referência às negociações lideradas pelos Estados Unidos.
No plano militar imediato, Zelensky disse a Rutte que a Ucrânia precisa urgentemente de sistema de defesa antiaérea após os recentes ataques russos com mísseis que mataram diversos civis.
"Todo mundo vê que a Ucrânia precisa urgentemente de sistemas de defesa antiaérea e mísseis. Hoje falamos muito disso", indicou o dirigente ucraniano.
bur-jbr/jc/js/hgs/mb/fp/jc/dd/aa
© Agence France-Presse