É falso que Lula admitiu que roubou; vídeo recorta parte da fala

Não é verdade que o presidente Lula tenha admitido que roubou, ao contrário do que afirmam post que compartilham um vídeo do presidente nas redes sociais.
As publicações recortam um trecho de um discurso do petista de janeiro de 2023 e compartilham com legenda enganosa, omitindo o contexto inteiro da declaração.
O que diz o post
Vídeo traz um trecho de uma fala de Lula sobre como os políticos reagem quando são denunciados. O conteúdo é compartilhado com a seguinte legenda: "Lula admite que já roubou: 'Fui pra cima dos acusadores'."
Por que é falso
Trecho omite contexto. Em uma busca por frases da fala de Lula no Google, foi possível localizar um vídeo com o trecho usado no vídeo desinformativo e também a íntegra do discurso do presidente. O vídeo com um recorte dessa fala foi publicado no canal do YouTube da Rádio Bandeirantes, de São Paulo (aqui). Já a transcrição da íntegra do discurso está disponível na página do Palácio do Planalto (aqui). A fala aconteceu durante um encontro do presidente com representantes de centrais sindicais em 18 de janeiro de 2023 em Brasília. A íntegra da transmissão do evento com o pronunciamento do presidente está disponível no Youtube da TV Brasil (aqui e abaixo).
Lula disse que não se escondeu quando foi acusado. Ao contrário do que afirma o post, o petista não "assumiu que roubou". Ele disse que políticos quando roubam ou fazem "qualquer bobagem" e são denunciados, se escondem, mas ele, ao contrário disso, foi para cima dos acusadores. O post desinformativo cortou justamente a parte final, quando ele disse: "Eu, ao invés de me esconder, fui para cima dos acusadores, porque eu tinha certeza, eu tinha certeza que os acusadores estavam mentindo. E pude provar isso." Veja a fala completa:
Mas muita gente achou que era impossível eu voltar à presidência da República. Muita gente achou que era difícil. Aliás, muita gente achava que eu jamais ia voltar, porque o político quando rouba ele submerge, quando ele faz qualquer bobagem que faz uma denúncia, ele já se esconde e fica escondido. Eu, ao invés de me esconder, fui para cima dos acusadores, porque eu tinha certeza, eu tinha certeza que os acusadores estavam mentindo. E pude provar isso. Lula
Lula se referia às anulações de suas condenações na Lava Jato. Após esse trecho, o petista disse que recusou acordo em defesa da sua dignidade e que foi graças a seus apoiadores que ele pôde voltar à presidência. Veja a transcrição do trecho imediatamente seguinte ao usado no post desinformativo:
Quando tentaram me convencer que era bom tentar fazer um acordo para mim voltar para casa com tornozeleira eu disse: "eu não troco a minha dignidade pela minha liberdade, e não coloco tornozeleira, porque não sou pombo-correio". E foi graças a essa teimosia, e graças à ajuda de milhares de companheiros que ficaram na porta da Polícia Federal gritando "bom dia, boa tarde e boa noite, presidente!", durante 580 dias, e foi graças à coragem do povo brasileiro que eu estou aqui hoje, no Palácio do Planalto, presidindo este país outra vez. Lula
Este conteúdo também foi verificado por Lupa e Reuters.
Viralização. No Instagram, um post com o conteúdo desinformativo registrava mais de 9.000 curtidas.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.