Topo
Notícias

Bolsonaro está em quarto de UTI e sem previsão de alta, diz médico

Bolsonaro antes da cirurgia, que demorou 12 horas - Divulgação
Bolsonaro antes da cirurgia, que demorou 12 horas Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL, em São Paulo e Brasília

14/04/2025 07h49Atualizada em 14/04/2025 10h10

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi para um quarto com estrutura de UTI após passar ontem por uma cirurgia de 12 horas. Não há previsão de alta, segundo os médicos.

O que aconteceu

"O pós-operatório é muito delicado e prolongado", declarou o cardiologista Leandro Echenique. Sobre a cirurgia ter demorado 12 horas, o médico afirmou que "era o esperado". "Não houve complicação. Era o esperado, por ser um procedimento muito complexo. As medidas preventivas já estão sendo tomadas e por isso ele está na UTI."

"Não há previsão de saída da UTI neste momento", acrescentou Echenique. "Ontem muitos perguntaram se ele vai ter alta nesta semana. Não há previsão [de alta], o importante é que ele saia 100% recuperado."

Bolsonaro está acordado e consciente, já fez piadas e "está tudo sob controle". O ex-presidente vai precisar fazer fisioterapia, disseram os médicos. Ele está num quarto na UTI sem poder receber visitas e não há prazo para ir para um quarto.

"Meu amor já está no quarto", publicou Michelle no perfil dela no Instagram ontem à noite. A ex-primeira-dama ainda postou uma foto da equipe médica responsável pela cirurgia e elogiou os profissionais, a quem chamou de "nossos anjos aqui na Terra". "Minha eterna gratidão a essa equipe médica extraordinária", escreveu Michelle.

A cirurgia

Bolsonaro (PL) foi submetido ontem a uma cirurgia para tratar um quadro de obstrução intestinal, no Hospital DF Star, em Brasília. O procedimento foi encerrado por volta das 21h20, após 12 horas de duração.

A obstrução intestinal foi causada por uma dobra do intestino delgado que dificultava o trânsito intestinal, diz novo boletim médico. A cirurgia — que também reconstruiu a parede abdominal — ocorreu sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue.

Bolsonaro está estável e sem dor, segundo a equipe médica. O boletim médico divulgado ontem informou que o ex-presidente estava recebendo medidas de suporte clínico, nutricional e prevenção de infecções. Uma coletiva de imprensa da equipe médica foi marcada para hoje, às 9h, para informar sobre a situação de saúde de Bolsonaro após a cirurgia.

publicidade

Notícias