Topo
Notícias

Se Trump não recuar, mundo se juntará e isolará EUA, diz economista

do UOL

Colaboração para o UOL

09/04/2025 11h56

Donald Trump cometeu um erro ao impor o 'tarifaço' e corre o risco de promover o isolamento dos Estados Unidos no mercado global caso não volte atrás, afirmou o economista Samuel Pessôa em entrevista ao UOL News hoje.

A escalada na guerra comercial travada por Trump ganhou novos elementos com as respostas de China, Canadá e Europa. O governo de Xi Jinping reagiu ao novo aumento tarifário imposto pelo presidente norte-americano e elevou para 84% as tarifas sobre produtos dos EUA. Já a União Europeia e o Canadá aprovaram medidas para taxar mercadorias norte-americanas em 25%.

Publicidade

Estamos vivendo um fenômeno muito surpreendente e que não tem fundamento, no meu ponto de vista. A equipe econômica do presidente Trump está errada. Isso vai desorganizar muito a estrutura produtiva do mundo.

Isso isolará os EUA do resto do mundo. Há um processo de ajuste que é muito difícil conseguir avaliar o que vai acontecer. Já estamos vendo uma enorme incerteza. Ou seja: o investimento do mundo todo cairá, assim como o consumo. Nessas circunstâncias, é muito difícil saber onde investir. Samuel Pessôa, economista

Pessôa projeta um panorama de estagflação, ou seja, um período de estagnação econômica e alta inflação nos próximos anos para a economia mundial.

Temos um choque de demanda negativo, que teoricamente seria desinflacionário. Por outro lado, todas as cadeias globais de valor serão afetadas e desorganizadas, mais ou menos como ocorreu durante a [pandemia da] covid-19. Essa desorganização produz um choque negativo de oferta, que será mais intenso do que o de demanda.

Nos primeiros dois anos, o impacto é inflacionário. Veremos a economia andando para trás e a inflação subindo, em um cenário de estagflação. Samuel Pessôa, economista

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa:

Notícias

publicidade