Prefeito de Cuiabá culpa população por alagamentos: 'Não adianta me culpar'
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), culpou parte da população que joga lixo nas ruas pelos alagamentos na cidade ontem.
O que aconteceu
O grande problema não foi a chuva, disse Abilio em um vídeo publicado no Instagram. "O grande problema ainda é uma parcela da população que deixa o lixo na rua, deixa o lixo no chão. [...] Não adianta culpar o prefeito se você não fizer a sua parte", afirmou.
A Defesa Civil de Cuiabá atendeu mais de 70 ocorrências durante o temporal. A previsão era de chuva moderada, mas a cidade foi atingida por uma chuva forte em curto período durante cerca de uma hora, explicou o órgão.
Foram encontradas placas de carro, sacos de lixo e colchão durante a limpeza na cidade após o temporal, segundo o prefeito. "Não adianta pedir para canalizar córrego, não é assim. Canalizar córrego é burrice porque córrego é a própria natureza definindo a quantidade, volume, por onde vai passar a água", disse.
Abilio também responsabilizou a gestão anterior pelas consequências da chuva e rejeitou a instalação de lixeiras. "A cidade não é para ter lixeira. A população tem que ter educação ambiental. Colocar mais lixeira é dar oportunidade para o lixo ficar acumulado em algum lugar".
O Corpo de Bombeiros atendeu a 40 ocorrências em Cuiabá ontem. Entre as principais situações registradas, estão quedas de árvores em vias públicas e inundações em diversos bairros da capital mato-grossense.