Artista do 'pior retrato' de Trump diz que sua carreira está ameaçada
A pintora britânica Sarah A. Boardman negou preconceito político ao retratar Donald Trump em um quadro criticado pelo presidente dos Estados Unidos.
O que aconteceu
Trump acusou a obra de ser "propositalmente distorcida" e a comparou com a de um Obama "maravilhoso", também retratado por Boardman. Em uma postagem de 23 de março na sua rede social, a Truth Social, o presidente disse que a artista fez a pior representação. O quadro estava exposto no Capitólio do Colorado, em Denver, desde 2019. Mais fotos estão disponíveis abaixo, incluindo o retrato do ex-presidente Barack Obama.
Ninguém gosta de uma foto ou pintura ruim de si mesmo, mas a do Colorado, no Capitólio Estadual, colocada pelo Governador, junto com todos os outros Presidentes, foi propositalmente distorcida a um nível que até eu, talvez, nunca tenha visto antes. A artista também fez o Presidente Obama, e ele está maravilhoso, mas a minha é realmente a pior. Ela deve ter perdido seu talento à medida que envelheceu. Donald Trump, em postagem
A pintora negou preconceito político ao retratar Trump e ressaltou que teve aval do comitê responsável. Em comunicado divulgado em seu site, a artista afirmou que as fotografias de referências foram aprovadas pelo Comitê Consultivo do Capitólio do Estado do Colorado, que encomendou o retrato, e costumava receber elogios pela obra nos últimos seis anos.
Boardman disse que teve "intenções, integridade e habilidades questionadas" por Trump. A retratista tem 41 anos de carreira e teme não recuperar a sua reputação dado o volume de críticas negativas que recebe desde a fala de Trump.
O presidente Trump tem o direito de comentar livremente, como todos nós, mas as alegações adicionais de que eu 'distorci propositalmente' o retrato e que 'devo ter perdido meu talento à medida que envelheci' agora estão impactando direta e negativamente meu negócio de mais de 41 anos, que agora corre o risco de não se recuperar.
Trecho do comunicado divulgado por Sarah A. Boardman
Retratos de Obama, Bush e mais autoridades fazem parte de seu portfólio. Sarah A. Boardman descreve em seu site que além dos três presidentes, já pintou um juiz e membros das Forças Armadas dos Estados Unidos. Ela diz ser fascinada por capturar a "personalidade, caráter e alma" de quem retrata. Apesar de britânica, a pintora estudou na Alemanha e mora no Colorado com o marido.
O retrato foi pago por meio de vaquinha. À época, o comitê arrecadou mais de US$ 10 mil para custear a obra.
Quadro foi substituído por retrato de Putin. A pressão de líderes republicanos e de Trump motivou a troca do quadro por um presente enviado pelo próprio presidente russo ao norte-americano em janeiro deste ano.