publicidade

Topo
Notícias

Dois dias após ser eleito, prefeito de Eldorado (SP) é denunciado pelo MP

Noel Castelo (Solidariedade), e seu vice, Joel Estevam (União), foram denunciados hoje pelo MP-SP - Divulgação
Noel Castelo (Solidariedade), e seu vice, Joel Estevam (União), foram denunciados hoje pelo MP-SP Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL, em São Paulo

08/04/2025 22h32Atualizada em 09/04/2025 12h10

O prefeito de Eldorado (SP), Noel Castelo (Solidariedade), e seu vice, Joel Estevam (União), foram denunciados hoje pelo MP-SP (Ministério Público de São Paulo) por abuso de poder político, dois dias após serem eleitos.

O que aconteceu

Noel foi acusado de utilizar as redes sociais do município para promoção pessoal, segundo o MP. Por fazer parte da chapa, o vice Joel também foi denunciado por ter sido beneficiado pela conduta de Noel.

Antes de ser eleito, Noel ocupava o cargo de prefeito interino da cidade após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassar o registro de Elói Fouquet (PSDB), vencedor nas eleições de 2024. Eleito em outubro, o político do PSDB ficou inelegível após ser condenado por improbidade administrativa, incluindo danos aos cofres públicos e enriquecimento ilícito de terceiros, segundo o TSE.

Empresa contratada pela prefeitura enaltecia Noel e descredibilizava seus adversários. De acordo com o MP, a empresa contratada para gerenciamento de informações, atualização de conteúdos em sites, gestão de redes sociais (Facebook e Instagram) e canais informativos da Prefeitura se utilizava dessas plataformas para enaltecer Noel e descredibilizar seus oponentes políticos.

Contratação foi feita sem licitação. Também foi constatado que essa empresa havia sido contratada pelo município mediante dispensa de licitação e que uma pessoa conhecida de seu proprietário monitorava o e-mail para o qual eram enviadas as propostas das eventuais concorrentes da licitação, o que poderia permitir-lhe acessar informações sobre outras propostas.

A Justiça Eleitoral de Eldorado recebeu a denúncia assinada pela promotora de Justiça Mayara Lippel. O UOL tenta contato com o prefeito e o vice para um posicionamento.

Notícias