Topo
Notícias

Costa vai sumir: inundações em NY ameaçam destruir 80 mil casas em 15 anos

do UOL

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

08/04/2025 05h30

Mais de 80 mil casas em Nova York podem ser perdidas em inundações nos próximos 15 anos, segundo estudo divulgado ontem pela organização independente RPA (Regional Plan Association).

O que aconteceu?

Segundo o estudo, cerca de 82 mil casas em áreas como Staten Island, o sudeste do Queens e os subúrbios da região leste de Nova York correm risco de inundações permanentes, crônicas ou costeiras até 2040. O número pode dobrar, passando para 160 mil até 2070.

O relatório considera inundações por tempestades, cheias de rios e elevação do nível do mar, com projeções baseadas no NPCC (Painel de Nova York sobre Mudanças Climáticas). Segundo o painel, o nível do mar em Nova York pode subir 40 cm até 2040.

A RPA alerta que as moradias perdidas devem complicar ainda mais a questão do déficit habitacional na região, que atualmente seria de mais de 360 mil casas. A capacidade de zoneamento não consegue acompanhar a demanda por novas casas. Atualmente, essa capacidade é de 45% do total das 1,2 milhão de moradias necessárias até 2040. Ou seja, mesmo que a capacidade total seja explorada até lá, ainda haveria um déficit de 680 mil moradias. Para que isso não ocorra, a capacidade de desenvolvimento em zonas residenciais precisaria aumentar 2,2 vezes.

Algumas soluções são apontadas pela RPA. Entre elas está aumentar a capacidade de zoneamento; alinhar prioridades orçamentárias conforme o crescimento e a adaptação; criar padrões de construção resilientes; tomar medidas de proteção em áreas costeiras; ampliar ou modernizar o sistema de esgoto; expandir a chamada "infraestrutura verde", entre outras medidas.

Embora o foco do estudo seja Nova York, a RPA alerta que quase 1 milhão de residências e prédios residenciais estão em risco na região conhecida como tri estadual, que engloba, além do estado de Nova York, os vizinhos Nova Jersey e Connecticut. A organização também estima que o número de moradias populares ameaçadas por inundações costeiras e elevação do nível do mar triplique em todo os EUA até 2050.

Responsável pelo estudo, a RPA é uma organização independente, sem fins lucrativos, que atua em análises e desenvolvimento de soluções para questões da região metropolitana de Nova York.

publicidade

Notícias