Maierovitch: Lula passa 'cheque em branco' se mantiver ministro denunciado
O presidente Lula (PT) passará um "cheque em branco" se mantiver o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) sob acusação de corrupção passiva e outros crimes, opinou hoje o professor e jurista Wálter Maierovitch no UOL News, do Canal UOL.
O Lula demorou para tirar um sujeito diante de um monte de suspeitas. Agora, com a denúncia, só falta ele dormir no ponto, deixar um manchado e continuar com um agente da sua autoridade. Isso seria passar um cheque em branco com a sua assinatura, porque a assinatura é sempre do presidente da República. Wálter Maierovitch, colunista do UOL
Os fatos investigados teriam ocorrido antes da de Juscelino para o posto de ministro, conforme revelou o colunista Aguirre Talento, do UOL. É a primeira acusação apresentada pela atual gestão do procurador-geral da República, Paulo Gonet, contra um integrante do primeiro escalão do governo Lula, que registra um histórico longo de suspeitas de corrupção nos outros dois mandatos.
Ao Canal UOL, o professor elogiou a atuação do procurador Paulo Gonet, indicado por Lula.
Está a revelar que nós temos um procurador de Justiça, um procurador de Justiça que mostrou que a atuação dele está à luz das provas, e as provas (como disse e apurou o jornalista Aguirre Talento) são muito fortes.
No setor público, as pessoas continuam sendo presumidamente inocentes, mas o serviço público, a função pública, um ministro que é agente da autoridade do presidente da República. O que se deve prevalecer? A probidade administrativa, que não pode ser arranhada, que não pode ser maculada.
Então, o que se aplica? Se aplica o interesse público, ou seja, a boa imagem. Por quê? No popular: 'por que vamos manter um ladrão aí, um suspeito aqui?' No processo é diferente, mas aqui não. Aqui, nós precisamos mostrar para o cidadão que aquele suspeito de rapinagem deve ir embora. Um ministro não tem autoridade própria. A autoridade dele vem da República. Wálter Maierovitch, colunista do UOL
O professor disse ainda que Lula deveria demitir o ministro, e não aguardar o seu pedido de exoneração.
Eu diria que a diferença [entre as duas coisas] é muito grande, é abissal. Pelo seguinte: o Lula se agarrou à presunção de inocência e, para isso, contou um caso acontecido com ele. O Lula segurou um agente de sua autoridade. Ele errou, e errou feio. Não pensou na possibilidade de probidade administrativa. Ele pisou na bola.
Agora, ele pode remediar isso? Pode, sim, e da seguinte maneira: demitindo o ministro, mandando embora ou, desculpem a expressão, um pé no rab* daquele que está sendo acusado. Porque, se ele aceitar a exoneração, [que significa] aceitar o pedido de uma pessoa que quer ir embora... então, o Lula precisa ser incisivo, firme, tem que demitir. Wálter Maierovitch, colunista do UOL
PGR apontou propina em obras
Segundo a reportagem, a PGR indicou que, no exercício do cargo de deputado federal, Juscelino Filho enviou emendas parlamentares para a Prefeitura de Vitorino Freire (MA), que era comandada por sua irmã Luanna Rezende, e recebeu propina pelas obras executadas.
A denúncia foi enviada para o gabinete do ministro do STF Flávio Dino, relator do caso. Agora, cabe a ele intimar a defesa do ministro e dos demais acusados para apresentar uma resposta à acusação.
Procuradas pelo UOL, a assessoria e a defesa de Juscelino não se manifestaram. O espaço continua aberto. Após ser indiciado pela Polícia Federal em 2024, o ministro afirmou que sua inocência seria comprovada.
Lula prometeu afastamento de ministro
No ano passado, durante entrevista aos jornalistas Leonardo Sakamoto e Carla Araújo, do UOL, Lula foi questionado sobre a situação do ministro. Na ocasião, o presidente prometeu afastá-lo caso a denúncia contra ele fosse aceita.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.