Arsenal vence Real Madrid (3-0) em Londres na ida das quartas da Champions
O Arsenal derrotou o Real Madrid por 3 a 0 na partida de ida das quartas de final da Liga dos Campeões, nesta terça-feira (8), em Londres, com dois golaços de falta de Declan Rice (58' e 70') e um gol de Mikel Merino (75'), deixando o time inglês de Mikel Arteta mais perto das semifinais e os atuais campeões à beira da eliminação.
Os jogadores comandados pelo técnico Carlo Ancelotti, que sofreram a terceira derrota consecutiva em todas as competições, vão precisar de uma virada épica no estádio Santiago Bernabéu na próxima quarta-feira, 16 de abril, para se classificar.
Nem o retorno do goleiro belga Thibaut Courtois, após ficar de fora dos últimos três jogos de sua equipe devido a uma lesão, nem a presença do austríaco David Alaba na lateral esquerda conseguiram evitar que o Real fosse amplamente superado pelo Arsenal, que contou com duas cobranças de falta espetaculares de Declan Rice, levando o Emirates Stadium ao delírio.
Os jogadores comandados por Arteta entraram em campo com a ideia clara de pressionar na altura da área madridista e circular a bola, deixando espaço para o Real Madrid correr no contra-ataque.
Em uma delas, Vinicius Junior desperdiçou uma chance após receber bola de Alaba na ponta. Sem ângulo suficiente, seu chute saiu pela esquerda (9').
Aos 31 minutos, o francês Kylian Mbappé perdeu a melhor chance do primeiro tempo ao ficar cara a cara com David Raya, mas seu chute acabou nas mãos do goleiro espanhol.
Antes do intervalo, Courtois defendeu duas bolas do time londrino: uma cabeçada de Rice e outra na finalização do brasileiro Gabriel Martinelli, que havia ficado com o rebote.
- Golaços de Rice -
Após o intervalo, Mbappé mandou a bola na rede pelo lado de fora no único chute perigoso do Real Madrid no segundo tempo. A partir de então, um magnífico Rice encaminhou a vitória para o Arsenal.
O meio-campista inglês primeiro cobrou de forma magistral com um efeito em que a bola contornou a barreira por fora e foi parar no fundo da rede, rente à trave (58').
Em seguida, Rice continuou seu show com outra cobrança de falta, dessa vez no ângulo, longe do alcance do goleiro belga, fazendo 2 a 0 (70').
E cinco minutos depois o espanhol Mikel Merino, com um chute de pé esquerdo de dentro da área, fechou o placar e colocou seu time a um passo da vaga nas semifinais.
"Não fomos bem. O Arsenal fez uma grande partida. Não conseguimos encontrar nosso jogo. Tivemos algumas chances isoladas. Não mantivemos posses longas e nem conseguimos empurrá-los para o próprio campo", disse Lucas Vázquez à Movistar+.
"Se há um time no mundo que pode mudar isso, somos nós, no nosso estádio e com a nossa torcida", acrescentou o ponta. "Não estamos acostumados a derrotas consecutivas. Temos que trabalhar duro e acreditar em nós mesmos. Vamos dar tudo para virar", concluiu.
bur/iga/dam/aam
© Agence France-Presse