Topo
Notícias

Americano detido na Rússia é internado em hospital psiquiátrico

06/04/2025 10h23

Um cidadão americano preso na Rússia, acusado de agredir um policial, foi internado em um hospital psiquiátrico, informou a agência de notícias estatal Tass neste domingo (6). 

Joseph Tater, de 46 anos, foi preso em Moscou em agosto de 2024 e é acusado de agredir verbalmente funcionários de um hotel na capital russa e de agredir um policial durante o incidente, de acordo com a Justiça russa. 

Se for considerado culpado, ele poderá pegar até cinco anos de prisão. 

Um tribunal de Moscou aprovou um pedido dos médicos de um hospital psiquiátrico para que Tater fosse internado por distúrbios mentais, citando documentos judiciais. 

De acordo com a Tass, uma comissão médica do Hospital Psiquiátrico Alexeyeva, em Moscou, constatou em 15 de março que Tater apresentava "tensão, impulsividade e delírios", incluindo sentimentos de "perseguição" e "falta de autocrítica".

Como parte da investigação, ele foi hospitalizado no Centro Serbsky de Moscou para exames psiquiátricos, informou a Tass. 

Este hospital era famoso durante a era soviética por emitir falsos diagnósticos de transtornos mentais para dissidentes políticos. 

O julgamento de Tater terá início em 14 de abril em Moscou. Seu advogado recorreu da decisão de interná-lo, acusando a Rússia de tentar "isolar o réu da sociedade" ao mandá-lo para um hospital psiquiátrico. 

Nos últimos anos, a Rússia prendeu vários cidadãos americanos sob a acusação de espionagem e outros crimes.

bur/gv/vmt/pz/mab/mb/yr

© Agence France-Presse

Notícias

publicidade