Angra dos Reis decreta estado de emergência; 346 estão desalojados
A cidade de Angra dos Reis, na região da Costa Verde, é uma das mais afetadas pelas fortes chuvas que atingem o estado do Rio de Janeiro desde a noite de ontem. Hoje, a prefeitura da cidade decretou situação de emergência. Até as 16h, 346 moradores do município estavam desalojados, segundo a gestão municipal.
O que aconteceu
Volume acumulado de água. A chuva que atingiu a cidade provocou alagamentos, deslizamentos e transbordamento de rios em menos de 24 horas.
Situação de emergência. Com o decreto, o município pode acessar recursos estaduais e federais, além de realizar compras emergenciais e adotar medidas imediatas de proteção à população, como evacuação de áreas de risco e uso de propriedades em situações emergenciais.
Moradores desalojados. 346 pessoas deixaram suas casas temporariamente. Sirenes e alertas por SMS foram acionados em 46 bairros do município para alertar a população. Ao todo, são 36 pontos de apoio, incluindo quatro abrigos, no município.
27 vistorias realizadas e três interdições pela Defesa Civil. A força-tarefa que atua na cidade trabalha desde ontem com retirada de pequenas barreiras e árvores caídas, assim como entulhos.
Trânsito. A concessionária CCR RioSP informou que o tráfego de veículos foi liberado entre os km 503 e 500, nas regiões de Itanema e Bracuí. Os demais trechos permanecem interditados até a conclusão do trabalho de inspeção pelas equipes de engenharia.
Transporte público. Os serviços da linha intermunicipal de ônibus Angra-Rio e das linhas interestaduais Angra-São Paulo foram interrompidos.