Tales: Lula deveria encerrar polarização e unir país contra inimigo externo
Com a popularidade baixa, o presidente Lula (PT) caminha na contramão dos principais líderes mundiais e deveria se preocupar em unificar o país e acabar com a polarização política, afirmou o colunista Tales Faria no UOL News de hoje.
Pesquisa Quaest divulgada hoje mostra que a desaprovação ao governo continua subindo e atingiu 56% em março. O índice cresce continuamente desde julho de 2024.
Sidônio [Palmeira, ministro da Secretaria de Comunicação Social] realmente melhorou a comunicação, mas o governo não melhorou aquilo que a população enxerga. É fundamental o governo ver agora o que precisa, como a questão do preço dos alimentos e a inflação. São essas questões que interessam à população.
Outro recado fundamental é olhar para fora. Lula está indo no sentido contrário ao de outros líderes mundiais, que veem suas popularidades crescendo. Enquanto presidentes do México e Canadá e líderes europeus estão bem em popularidade, Lula está mal. Por quê? Aos olhos do seu povo, eles estão enfrentando um inimigo comum, que é Trump e o tarifaço. Tales Faria, colunista do UOL
Para Tales, Lula deveria se inspirar na união que houve entre governo e oposição no Senado para a aprovação do projeto de lei da reciprocidade de regras ambientais e comerciais nas relações do Brasil com outros países.
Lula precisa ver o seguinte: é hora de ele parar com esse papo de polarização com Bolsonaro e os bolsonaristas e unir o país em torno de um inimigo externo. Isso é o que dizem os manuais de política. É o que Trump inventou com os imigrantes, unindo a base dele nos EUA.
O mundo tem um inimigo externo de fato, que é o tarifaço do Trump. No Senado, foi autorizado um projeto que autoriza o Brasil a retaliar. Quem foi a relatora? Tereza Cristina [PP-MS], da oposição. O que tudo isso está apontando? Que é hora de parar com a polarização e unificar o país. Essa pesquisa mostra sobretudo isso. Tales Faria, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Veja a íntegra do programa: