Topo
Notícias

Lojas da Tesla são pichadas por ativistas na Suécia em protesto contra Musk

do UOL

Do UOL*, em São Paulo

01/04/2025 10h41

Duas concessionárias de carro da Tesla, empresa do bilionário Elon Musk, foram vandalizadas ontem por ativistas ambientais em Estocolmo e em Malmö, na Suécia.

O que aconteceu

Em vídeos, os ambientalistas aparecem jogando tinta laranja na fachada das lojas. As imagens foram publicadas pelo próprio grupo, que faz parte da organização sueca de preservação ambiental Rede A22.

Publicidade

Quatro pessoas foram presas pelos atos, segundo a emissora pública SVT. A tinta foi removida na manhã de hoje com os estabelecimentos já abertos.

Ativistas disseram se tratar de um protesto contra o dono da Tesla. Segundo eles, a intenção era ''chamar a atenção'' para o apoio de Musk aos movimentos de extrema-direita e aos seus ataques à democracia.

Musk faz parte de um clube bilionário perigoso e fascista que ameaça os nossos direitos, a democracia e o clima. Rede A22

Ondas de ataques

Fogo, pichações e tiros: Tesla, de Musk, enfrenta protestos no governo Trump - Reprodução - Reprodução
Fogo, pichações e tiros: Tesla, de Musk, enfrenta protestos no governo Trump
Imagem: Reprodução

Carros, fábricas e escritórios da marca viraram alvos de vandalismo em vários países. Musk, um aliado próximo do presidente dos EUA, Donald Trump, e chefe do Departamento de Eficiência Governamental americano, gerou polêmica ao cortejar partidos de extrema direita na Europa.

Três pessoas foram acusadas em março de incêndios criminosos nos EUA contra instalações da Tesla. Lucy Grace Nelson, 42, Adam Matthew Lansky, 41, e Daniel Clarke-Pounder, 24, foram acusados de incendiar propriedades da empresa no Colorado, Oregon e Carolina do Sul.

Um incêndio durante a noite de ontem em uma concessionária Tesla em Roma destruiu 17 carros. A polícia italiana está investigando a possibilidade de anarquistas estarem por trás do incêndio, disse uma fonte de segurança à Reuters.

Ativistas também da Rede A22 pintaram uma concessionária Tesla em Berlim com tinta azul ontem. Um dia antes, sete carros elétricos pegaram fogo na cidade de Verden, no norte da Alemanha, e a causa está sendo investigada pela polícia local.

*Com informações da Reuters

Notícias

publicidade