Topo
Notícias

Governo inicia desapropriações para obras de metrô entre SP e Guarulhos

Segundo governo, linha pode reduzir tempo de deslocamento em até uma hora - Divulgação / Governo de São Paulo
Segundo governo, linha pode reduzir tempo de deslocamento em até uma hora Imagem: Divulgação / Governo de São Paulo
do UOL

Do UOL, em São Paulo

01/04/2025 10h15

O Governo do Estado de São Paulo publicou ontem uma resolução para dar início à desapropriação de imóveis para a construção da linha 19-Celeste do Metrô, que vai ligar a capital paulista a Guarulhos.

O que aconteceu

O governo declarou como bem de utilidade pública uma área de mais de 308 mil m². Os imóveis que serão demolidos ficam em torno da avenida Mário Haberfeld, no bairro Vila Medeiros, em São Paulo.

A desapropriação será para a instalação do Pátio Vila Medeiros. O local servirá como um pátio de manutenção da linha, onde serão feitos reparos, limpeza, abastecimento e vistoria dos trens.

A medida, da Secretaria de Parcerias e Investimentos, foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado. O documento também destaca o caráter de urgência das desapropriações - que podem ser feitas por acordos ''amigáveis'' com os proprietários, ou até mesmo, por vias judiciais.

Linha ligará centros de SP e Guarulhos

O Metrô lançou no final de março a licitação para começar a construção. A empresa que vencer a licitação deverá ser responsável por construir 17,6 km de vias, 15 estações e um pátio de manutenção.

Linha conectará o Bosque Maia, em Guarulhos, ao Anhangabaú, em São Paulo. As estações serão: Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra (Linha 2-Verde), Itapegica, Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha).

Como deve ficar a linha 2-Verde do Metrô até Guarulhos - Arte/UOL - Arte/UOL
Como deve ficar a linha 2-Verde do Metrô até Guarulhos
Imagem: Arte/UOL

Obras devem começar em 2026 e terminar em até seis anos e três meses. Para isso, o governo informou que a meta é assinar os contratos e começar o projeto executivo até o fim deste ano.

Linha 19-Celeste deve atender 630 mil passageiros por dia. Ainda conforme o governo, a previsão é de que o modal tenha 31 trens, mas ainda sem previsão de valor de investimento.

Tempo de trajeto cairá de 1h30 para 30 min. Segundo o Metrô, os usuários levam atualmente 90 minutos para atravessar as duas cidades em um percurso de carro - que seria reduzido para 30 minutos com o uso da nova linha.

publicidade

Notícias