Panetta diz que política comercial dos EUA exige cautela do BCE na redução dos juros
ROMA (Reuters) - A incerteza elevada, principalmente devido aos anúncios da política comercial dos Estados Unidos, significa que o Banco Central Europeu precisa ser cauteloso ao reduzir suas taxas de juros, disse o membro do Conselho do BCE, Fabio Panetta, nesta segunda-feira.
O BCE cortou as taxas de juros seis vezes desde junho passado, mas deu poucos sinais sobre seu próximo passo após a redução mais recente de sua taxa básica de depósito para 2,5% em março.
"Ainda não se pode dizer que a batalha contra a inflação terminou", disse Panetta, que é presidente do Banco da Itália, em um discurso em Roma.
"O aumento da incerteza, principalmente devido aos anúncios, às vezes contraditórios, sobre as políticas comerciais dos Estados Unidos, exige cautela na trajetória para reduzir os juros oficiais", acrescentou.
Panetta disse na semana passada que o BCE deveria ser pragmático e orientado por dados em sua política monetária, e novamente adotou um tom cauteloso no discurso desta segunda-feira.
"Será essencial monitorar cuidadosamente todos os fatores que possam impedir o retorno à meta de 2% (de inflação)", disse ele.
Segundo Panetta, o BCE precisa equilibrar dois fatores contrastantes.
Por um lado, a fraqueza da economia da zona do euro e as tensões geopolíticas estão retendo o consumo e o investimento, contribuindo para conter a inflação, disse Panetta.
Por outro, o aumento da incerteza é um motivo para evitar o afrouxamento muito rápido da política monetária.
(Reportagem de Giuseppe Fonte)