Ação hacker da Abin, revelada pelo UOL, vira destaque na imprensa paraguaia
A operação de espionagem da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) contra autoridades do governo do Paraguai, revelada hoje pelo colunista do UOL Aguirre Talento, ganhou destaque na imprensa do país vizinho.
O que aconteceu
A reportagem do UOL repercutiu nos principais veículos de mídia paraguaios. Os jornais ABC Color, Ultima Hora, La Tribuna e a Rádio Monumental foram alguns dos canais que noticiaram o fato envolvendo o Brasil e o Paraguai. Até o momento, o presidente do país, Santiago Pena, não comentou o caso.
Abin invadiu computadores para obter dados sigilosos relacionados às tarifas da hidrelétrica de Itaipu. O UOL confirmou a informação em depoimento de um servidor que participou diretamente do caso, com outro servidor da agência e um terceiro, que teve acesso a detalhes da ação.
A PF apura se a operação contra o governo do Paraguai teve caráter ilegal. O planejamento começou durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), mas a execução teve autorização do atual diretor da agência, Luiz Fernando Corrêa, nomeado pelo presidente Lula (PT).
Governo Lula negou qualquer ação contra o Paraguai, com quem disse ter "relações históricas e uma estreita parceria". Em nota, o Ministério das Relações Exteriores apontou ainda que a ação foi autorizada no governo anterior e aconteceu antes de Corrêa tomar posse.