Topo
Notícias

Presidente interino da Síria anuncia formação de novo governo

29/03/2025 17h28

O presidente interino da Síria, Ahmed al Sharaa, anunciou neste sábado (29) a formação de um novo governo, e expressou sua vontade de "construir um Estado forte e estável".

Proclamado presidente interino em janeiro, Al Sharaa deve administrar um período de transição de cinco anos depois de 14 anos de guerra civil.

Após esse período, o país deverá realizar eleições com base em uma nova Constituição.

Dos 23 ministérios, apenas uma mulher cristã, Hind Kabawat, foi nomeada para a pasta de Assuntos Sociais e trabalho.

Os ministros das Relações Exteriores, Assaad al Shaibani; e de Defesa, Mourhaf Abu Qasra, fiéis a Al Sharaa, permanecem em seus cargos no novo Executivo, segundo a televisão estatal.

O chefe dos Serviços Gerais de Inteligência, Anas Khattab, também próximo a Al Sharaa, foi nomeado ministro do Interior.

O chefe dos Capacetes Azuis, socorristas sírios que atuavam em áreas de controle rebelde, Raed al-Saleh, foi nomeado ministro de Situações de Emergência e Catástrofes.

Desde que uma coalizão liderada pelos islamistas tomou o poder na Síria em 8 de dezembro, após expulsar o ex-presidente Bashar al Assad, uma equipe ministerial ficou encarregada dos assuntos correntes.

O anúncio ocorre quando a comunidade internacional pedia uma transição inclusiva. As novas autoridades buscam reunificar e reconstruir a Síria e suas instituições.

Al Sharaa conta com plenos poderes para a formação do Legislativo, do Executivo e do Judiciário por meio de uma declaração constitucional, embora o texto afirme que a separação entres eles deva ser respeitada.

mam-at/cab/jvb/eg/rpr

© Agence France-Presse

Notícias

publicidade