Topo
Notícias

Com mulher cristã, presidente da Síria anuncia novo governo de transição

10.mar.2025 - Presidente interino da Síria, Ahmed al-Sharaa, em entrevista à Reuters no palácio presidencial de Damasco - Khalil Ashawi/REUTERS
10.mar.2025 - Presidente interino da Síria, Ahmed al-Sharaa, em entrevista à Reuters no palácio presidencial de Damasco Imagem: Khalil Ashawi/REUTERS

Reuters

29/03/2025 19h28Atualizada em 29/03/2025 19h52

O presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa, anunciou neste sábado um governo de transição, um marco importante na transição do regime de décadas da família Assad e no aprimoramento das relações da Síria com o Ocidente.

As novas autoridades da Síria, lideradas por islamitas, têm sido pressionadas pelo Ocidente e por países árabes a formar um governo que seja mais inclusivo em relação às diversas comunidades étnicas e religiosas do país.

Essa pressão aumentou após os assassinatos de centenas de civis alauítas — a seita minoritária à qual pertence o líder deposto Bashar al-Assad — durante ataques violentos ao longo da costa ocidental da Síria mais cedo este mês.

hind - Reprodução/Redes sociais - Reprodução/Redes sociais
Hind Kabawat, nomeada ministra de Assuntos Sociais e do Trabalho da Síria
Imagem: Reprodução/Redes sociais

Mohammed Yosr Bernieh foi nomeado ministro das Finanças, enquanto Hind Kabawat, uma mulher cristã, foi nomeada ministra de Assuntos Sociais e do Trabalho.

O governo manteve Murhaf Abu Qasra e Asaad al-Shibani, que já atuavam como ministros da Defesa e das Relações Exteriores, respectivamente, no gabinete provisório anterior que governava a Síria desde que Assad foi deposto em dezembro por uma ofensiva relâmpago dos rebeldes.

Em janeiro, Sharaa foi nomeado presidente interino e se comprometeu a formar um governo de transição inclusivo que reconstruiria as instituições públicas devastadas da Síria e conduziria o país até as eleições, que ele afirmou que podem levar até cinco anos para serem realizadas.

O governo não terá um primeiro-ministro, e a expectativa é que Sharaa lidere o poder executivo.

Este mês, a Síria emitiu uma declaração constitucional, destinada a servir como a base para o período interino liderado por Sharaa. A declaração manteve um papel central para a lei islâmica e garantiu os direitos das mulheres e a liberdade de expressão.

Notícias

publicidade