Tarcísio diz que será dada muita atenção ao caso Bolsonaro em prejuízo de assuntos importantes
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse nesta sexta-feira, 28, que será dada muita atenção ao caso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em detrimento de outros assuntos importantes. A declaração ocorreu durante o "Painel São Paulo e Ambiente de Investimentos" na abertura do evento Arko Conference 2025 promovido pela Galápagos Capital.
"Eu vou pegar o próprio julgamento do (ex-) presidente (Jair Bolsonaro), a cobertura que isso vai ter, as redações todas se preparando para isso, e vai ser um assunto que vai ser discutido durante meses", afirmou Tarcísio, dizendo que pautas mais relevantes como envelhecimento da população e reformas administrativa e do sistema político não vão ser discutidas, assim como o País vai deixar "o bonde da inteligência artificial" passar. O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réus o ex-presidente e outras sete pessoas por crime de golpe de Estado.
"Se a gente ficar imerso nesse tipo de discussão e aí, quer dizer, um evento acaba pautando o País durante anos e a pergunta é: o que a gente vai ganhar com isso?", criticou o chefe do Executivo paulista. "Nós já vimos esse filme lá atrás, nós já perdemos outras oportunidades por motivos semelhantes e a gente vai continuar perdendo oportunidade", acrescentou.
Sobre o atual cenário político, segundo Tarcísio, é preciso pacificação e equilibrar os "pratos do poder", em referência ao Legislativo, ao Executivo e ao Judiciário. "Hoje os pratos estão desequilibrados, se transferiu muito poder para o Congresso sem transferir responsabilidade, o orçamento foi todo para lá, os ministérios não têm condição de fazer política", afirmou.