Topo
Notícias

IR 2025: Até que idade posso deduzir o plano de saúde do meu filho?

iStock
Imagem: iStock
do UOL

Do UOL, em São Paulo

28/03/2025 17h00

A Receita Federal autoriza que filhos ou enteados sejam incluídos como dependentes na declaração de Imposto de Renda até os 21 anos. No entanto, o prazo pode ser estendido caso ele ainda esteja cursando ensino superior ou escola técnica. Em casos de incapacidade física ou mental para o trabalho, a listagem é permitida em qualquer idade.

Se o seu filho completou 22 anos em 2023, você ainda pode colocá-lo como dependente no IR 2025. Da mesma forma, se o seu filho completou 25 anos em algum mês de 2023 e estava cursando faculdade ou curso técnico, ele ainda pode ser seu dependente na declaração deste ano.

Na ocasião, é possível declarar o filho como dependente, incluindo as informações de todo o ano, e não somente os gastos até o seu aniversário. Desta forma, você ainda poderá deduzir o plano de saúde dele integralmente na declaração deste ano.

Quais deduções são permitidas?

Ao declarar filhos como dependentes, você pode aproveitar algumas despesas deles para reduzir o Imposto de Renda ou aumentar sua restituição. Para isso, você deve optar pelo modelo completo da declaração. Veja quais são as deduções permitidas:

  • Dedução anual por dependente de R$ 2.275,08
  • Despesas com educação de até R$ 3.561,50 por pessoa (contribuinte, dependente ou alimentando) no ano.
  • Despesas médicas, sem limite de valor

Como declarar o plano de saúde?

Para quem paga o plano de saúde para seu filho ou enteado, as despesas devem ser informadas na ficha "Pagamentos Efetuados". Para isso, utilize a opção "26 - Planos de Saúde no Brasil".

Informe o CNPJ e o nome da operadora, o valor pago e a parcela que foi reembolsada e não é dedutível. Para lançar o gasto, o filho ou enteado precisa estar incluído como dependente na declaração.

Rendimentos precisam ser informados

Ao declarar seu filho como dependente, é necessário incluir também os eventuais rendimentos recebidos por ele, como salário ou pensão alimentícia. A ausência dessa informação pode levar sua declaração para a malha fina.

Guarde todos os documentos utilizados no preenchimento da declaração de Imposto de Renda por pelo menos cinco anos.

Notícias

publicidade