Forte terremoto atinge Mianmar, China e Tailândia; premiê decreta estado de emergência em Bangkok
Um poderoso terremoto de magnitude 7,7 atingiu o centro de Mianmar nesta sexta-feira (28), de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS). O tremor foi sentido na China e na Tailândia. Há feridos, mas o número de vítimas ainda não foi divulgado. A primeira-ministra tailandesa, Paetongtarn Shinawatra, convocou uma reunião de crise e decretou estado de emergência na capital.
O terremoto ocorreu a 16 quilômetros a noroeste da cidade de Sagaing, por volta das 14h20 no horário local. Na capital de Mianmar, Naypyidaw, as estradas foram danificadas pelos tremores e pedaços de teto caíram dos edifícios.
Segundo as últimas informações, há muitas vítimas em um dos hospitais mais importantes da capital, mas nenhum balanço foi oficialmente comunicado. A Junta Militar que controla o país fez um apelo "à ajuda internacional".
Fortes tremores também foram sentidos na Tailândia, causando cenas de pânico em Bangkok, onde escritórios e lojas foram evacuados. Um prédio de 30 andares desmoronou no norte da capital e 43 pedreiros estão presos nos escombros, onde as equipes de resgate estão mobilizados para tentar salvá-los. Na capital, a circulação em algumas de linhas de metrô foi interrompida.
Os tremores também foram sentidos no norte e centro da Tailândia. "Ouvi o barulho enquanto dormia e corri o mais longe que pude de pijama para fora do prédio", disse Duangjai, morador da segunda maior cidade do país, Chiang Mai, um destino turístico popular e famoso por seus templos, à agência AFP.
O terremoto também foi sentido na província de Yunnan, no sudoeste da China, de acordo com a agência de terremotos chinesa, que registrou um tremor de magnitude 7,9.
Índia oferece apoio
A Índia diz que está pronta para oferecer "toda a assistência possível" a Mianmar e à Tailândia, disse o primeiro-ministro Narendra Modi na sexta-feira.
"A Índia está pronta para oferecer toda a assistência possível. Pedi às nossas autoridades que estivessem disponíveis", escreveu Modi na rede social X, dizendo que estava "orando" pela "segurança e saúde de todos".
Tremores são frequentes em Mianmar
Em Mianmar, ex-Birmânia, os tremores são frequentes. Em 2016, um terremoto de magnitude 6,8 sacudiu a antiga capital, Bagan, no centro do país, matando três pessoas e provocando o desabamento das paredes do templo na cidade.
Em novembro de 2012, outro terremoto de magnitude 6,8 atingiu a mesma região, matando 26 pessoas e ferindo centenas.
A infraestrutura deficiente, os serviços de saúde insuficientes, principalmente nas áreas rurais, e o desenvolvimento descontrolado das áreas urbanizadas, tornaram a população das regiões habitadas particularmente vulnerável em caso de desastres naturais, segundo especialistas.
(Com informações da AFP)