Topo
Notícias

Desemprego subiu para 6,8% no Brasil no trimestre dezembro-fevereiro

28/03/2025 10h40

O índice de desemprego no Brasil atingiu 6,8% de dezembro a fevereiro, um aumento de 0,7 ponto percentual em relação aos três meses anteriores, segundo dados oficiais divulgados nesta sexta-feira (28). 

Apesar do aumento, esta é a menor taxa para um trimestre de dezembro a fevereiro desde 2014, quando também ficou em 6,8%. 

O desemprego na maior economia da América Latina vinha caindo desde o período janeiro-março do ano passado, até chegar a 6,1% em setembro-novembro, o menor nível desde que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adotou seu atual método de cálculo baseado em trimestres móveis.

Desde então, o caminho tem sido ascendente.

O Brasil registrou 7,5 milhões de pessoas em busca de emprego no trimestre de dezembro a fevereiro, 10,4% a mais que nos três meses anteriores, embora 12,5% a menos do que há um ano. 

"Esta alta segue o padrão sazonal" e dá continuidade à "tendência de expansão da busca por trabalho nos meses do primeiro trimestre de cada ano", disse Adriana Beringuy, do IBGE, citada em nota. 

A população empregada de maneira formal no setor privado chegou a 39,6 milhões, um recorde desde o início da série histórica, em 2012.

A queda do desemprego nos últimos anos é um dos aspectos positivos do balanço econômico do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula, no entanto, viu recentemente sua popularidade cair para o menor nível em seus três governos, prejudicada em parte pela inflação no preço dos alimentos.

rsr/mar/aa

© Agence France-Presse

Notícias

publicidade