Chuva em SP provoca alagamentos e suspende operação de trem em 2 estações
A forte chuva que atingiu toda a cidade de São Paulo na tarde de hoje provocou alagamentos, quedas de árvores e a suspensão da operação de trem em duas estações.
O que aconteceu
Ventanias e quedas de árvores. O Corpo de Bombeiros foi acionado para quatro ocorrências envolvendo queda de árvore. Segundo a corporação, até 17h33, não houve chamado para desabamentos. A Linha 12-Safira da CPTM teve a operação suspensa entre as estações Itaim Paulista e Calmon Viana por causa da chuva.
Na cidade, 25.593 consumidores já estão sem luz. Em toda área de concessão são 41.745 residências sem luz. A informação foi atualizada às 16h55 pela concessionária de energia Enel. Segundo a empresa, o número está dentro do padrão de normalidade.
O Lollapalooza chegou a interromper shows após uma forte chuva atingir o Autódromo de Interlagos. Os shows de MC Kako e da banda Jovem Dionísio foram interrompidos por volta de 15h20 com um alerta meteorológico. "Por favor, mantenha-se longe das estruturas metálicas do evento", disse um aviso no telão do festival.
Chuva se espalhou pela cidade. Há potencial para rajadas de vento, formação de alagamentos e queda de granizo. Áreas de instabilidade vindas da região de Juquitiba, começam a atuar na capital paulista de forma isolada e forte, com lento deslocamento.
Subprefeitura do Itaim Paulista está em estado de alerta desde as 17h. O córrego Três Pontes, na zona leste, transbordou.
Potencial para queda de granizo na zona sul, nas subprefeituras de Parelheiros e M'Boi Mirim. Na zona sudeste, na subprefeitura da Vila Mariana chove leve. Monitoramento é feito com imagens do radar meteorológico do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo.
Previsão é de chuva rápida e isolada nos próximos dias. As simulações mais recentes de previsão do tempo indicam que os últimos dias de março terão sol entre nuvens e temperaturas elevadas durante as tardes, mas com chuvas rápidas e isoladas. O ambiente atmosférico mais aquecido sobre o Sudeste deve manter as temperaturas ligeiramente acima da média nos primeiros dias de abril, pelo menos até a próxima quinta-feira (3).
Amanhã também será ensolarado com temperatura máxima prevista de 30°C no período da tarde, segundo o CGE. A umidade do ar deve registrar índices mínimos de 45% nas horas mais quentes do dia. A infiltração da brisa marítima no fim da tarde proporciona condições favoráveis para a ocorrência de chuva pontuais e rápidas sobre a Grande São Paulo.
No domingo (30), o padrão atmosférico não muda muito. A madrugada terá temperatura média na casa dos 19°C e durante a tarde faz calor, com previsão de máxima em torno dos 30°C. Os percentuais mínimos de umidade do ar se mantêm ao redor dos 43%. Entre o meio e o fim da tarde as chuvas devem ocorrer de forma rápida e isolada, sem uma região preferencial para o início das precipitações.