Topo
Notícias

Trump retira indicação de Stefanik para representar EUA na ONU

27/03/2025 17h02

Por Jeff Mason e David Morgan

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que retirou a nomeação da deputada republicana Elise Stefanik para ser embaixadora na ONU, alegando que os republicanos precisam manter sua pequena maioria na Câmara dos Deputados para levar adiante sua agenda "America First".

Stefanik é uma aliada próxima de Trump e foi escolhida pelo presidente para o cargo na ONU menos de uma semana após a eleição dele em novembro do ano passado.

A CBS News foi a primeira a informar que o nome de Stefanik poderia ser retirado.

"É essencial que mantenhamos TODOS os assentos republicanos no Congresso", disse Trump em publicação em uma rede social. "Com uma maioria muito apertada, não quero correr o risco de que outra pessoa concorra à cadeira de Elise."

Os republicanos detêm uma estreita maioria de 218-213 na Câmara dos Deputados, enquanto se preparam para tentar estender os cortes de impostos de Trump em 2017 e lidar com uma dívida nacional que ultrapassa US$36,6 trilhões.

Um porta-voz de Stefanik não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Stefanik era a última indicada de Trump em nível de gabinete que ainda não havia sido confirmada pelo Congresso. Ela foi aprovada pelo Comitê de Relações Exteriores do Senado, com alguns votos democratas, em 30 de janeiro, e esperava-se que fosse facilmente aprovada pelo plenário do Senado.

A veterana diplomata norte-americana Dorothy Shea tem sido a embaixadora interina dos EUA na ONU desde que a enviada do governo Biden, Linda Thomas-Greenfield, deixou o cargo em janeiro. Não ficou imediatamente claro quem Trump poderia escolher para substituir Stefanik.

(Reportagem de Jeff Mason e David Morgan; reportagem adicional de Patricia Zengerle e Michelle Nichols)

((Tradução Redação Rio de Janeiro))

REUTERS PF

Notícias

publicidade