Topo
Notícias

Políticos europeus de extrema-direita participam de conferência sobre antissemitismo em Jerusalém

27/03/2025 17h24

JERUSALÉM (Reuters) - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, alertou contra "os incêndios do antissemitismo" na Europa Ocidental em uma conferência nesta quinta-feira, ofuscada por um boicote de palestrantes judeus devido à presença de políticos europeus de direita e de extrema-direita.

Organizada pelo Ministério de Assuntos da Diáspora, a conferência em Jerusalém foi anunciada como um "diálogo compartilhado sobre como lidar com o antissemitismo contemporâneo".

Mas foi evitada por diversos palestrantes, incluindo o chefe da Liga Antidifamação, Jonathan Greenblatt, e o filósofo francês Bernard-Henri Levy, que anunciaram que não participariam da conferência devido à presença de palestrantes, incluindo Jordan Bardella, do partido francês National Rally.

Vários deles participaram de um evento separado sobre antissemitismo organizado pelo presidente de Israel, Isaac Herzog, na quarta-feira.

Netanyahu disse que o antissemitismo cresce nas capitais europeias, na imprensa ocidental, nas mídias sociais e nas universidades de elite dos EUA.

"Ele deve ser resolutamente combatido pelas sociedades civilizadas para proteger seus futuros."

Vários oradores estabeleceram uma conexão entre o que Netanyahu chamou de "aliança sistemática entre a esquerda ultra progressista e o Islã radical" e outros elogiaram e agradeceram ao presidente dos EUA, Donald Trump.

O ministro de Assuntos da Diáspora, Amichai Chikli, deu as boas-vindas aos membros do Parlamento Europeu, incluindo Bardella, que descreveu seu partido como "o melhor escudo para nossos compatriotas judeus".

Anteriormente conhecido como Frente Nacional, o partido há tempos se esforça para se livrar da imagem racista e antissemita associada ao seu fundador, o falecido Jean-Marie Le Pen, que certa vez descreveu o Holocausto nazista como um "detalhe da história".

Em um discurso de abertura, Bardella disse que a luta contra o ódio antijudaico era uma "luta frontal, moral e política".

"Devemos lembrar incansavelmente que o anti-sionismo é muitas vezes um álibi para o antissemitismo, que é a ideologia daqueles que não suportam a existência de uma nação judaica", disse ele.

Chikli disse que os políticos de extrema-direita e de direita do Parlamento Europeu, incluindo Bardella, enfrentaram "mentiras espalhadas contra eles por aqueles que difamam o Estado de Israel em todo o mundo".

(Reportagem de James Mackenzie)

Notícias

publicidade