Topo
Notícias

Grupo conhecido por jogar sopa em quadros de Van Gogh anuncia fim de protestos

14.out.2022 - Ativistas da campanha climática Just Stop Oil em protesto na National Gallery, em Londres - AFP
14.out.2022 - Ativistas da campanha climática Just Stop Oil em protesto na National Gallery, em Londres Imagem: AFP

27/03/2025 10h34

A organização ambientalista britânica Just Stop Oil, cujos ativistas ficaram famosos por jogar sopa em quadros de Vincent Van Gogh, entre outras ações, anunciou nesta quinta-feira (27) que não fará mais seus protestos chamativos a partir "do final de abril".

"A demanda inicial da Just Stop Oil de pôr fim à exploração de petróleo e gás é agora uma política governamental, o que a torna uma das campanhas de resistência civil mais bem-sucedidas da história recente", afirmou a organização em um comunicado.

A Just Stop Oil disse que sua "resistência" continuará agora nos tribunais, uma vez que vários de seus ativistas estão sendo processados.

A organização, contatada pela AFP, confirmou o fim de suas ações impactantes, acrescentando que está trabalhando em um "novo projeto", mas não quis dar detalhes.

Após o anúncio, a organização ambientalista Greenpeace elogiou o trabalho da Just Stop Oil e disse que seus ativistas "pagaram um preço alto".

Além de jogar sopa no quadro 'Os girassóis' de Van Gogh, a Just Stop Oil também causou controvérsias em protestos durante eventos de esportes como o Grande Prêmio de Fórmula 1 do Reino Unido, em Silverstone, ou durante o torneio de tênis de Wimbledon.

"É o fim da sopa nos quadros de Van Gogh, de jogar tinta feita com amido de milho no local pré-histórico de Stonehenge e manifestações nas ruas. Mas esse não é o fim dos julgamentos, multas, liberdade condicional e anos de prisão", escreveu o movimento em sua declaração.

Uma captura de imagem de um vídeo divulgado pelo grupo de campanha climática Just Stop Oil mostra ativistas pulverizando uma substância laranja em Stonehenge, em Wiltshire, sudoeste da Inglaterra, em 19 de junho de 2024 - HANDOUT/AFP - HANDOUT/AFP
19.jun.2024 - Uma captura de imagem de um vídeo divulgado pelo grupo de campanha climática Just Stop Oil mostra ativistas pulverizando uma substância laranja em Stonehenge, em Wiltshire, sudoeste da Inglaterra
Imagem: HANDOUT/AFP

A Just Stop Oil apontou que seguirá "dizendo a verdade nos tribunais, defendendo nossos presos políticos e denunciando as repressivas leis antiprotestos do Reino Unido".

No início de março, as condenações à prisão de dez ativistas, incluindo aqueles que jogaram sopa sobre 'Os girassóis' de Van Gogh, foram confirmadas em apelação pela justiça britânica.

O Tribunal de Apelação de Londres reduziu as sentenças de outros seis ativistas, entre eles cinco tinham sido condenado e presos por planejar o bloqueio de uma rodovia.

Notícias

publicidade