Topo
Notícias

Kremlin se declara 'satisfeito' com diálogo com EUA e cita contatos 'intensivos'

26/03/2025 06h57

A Rússia afirmou, nesta quarta-feira (26), que está satisfeita com o diálogo com os Estados Unidos e assegurou que os contatos "intensivos" prosseguem, um dia após Washington anunciar um acordo sobre uma possível trégua russo-ucraniana no Mar Negro. 

Moscou estabeleceu como condição para esta trégua a suspensão de várias sanções contra a Rússia, adotadas após o lançamento de sua operação especial contra a Ucrânia há mais de três anos.

"Estamos satisfeitos com a forma pragmática e construtiva como este diálogo está se desenvolvendo que, além disso, está dando resultados", declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov. 

Ele acrescentou que os contatos "realmente intensivos" prosseguem com os Estados Unidos.

Embora ambos os lados tenham anunciado, após negociarem separadamente com os EUA, uma trégua no Mar Negro e a retomada de um acordo que permite a navegação comercial e as exportações de produtos agrícolas ucranianos, Moscou impôs condições drásticas para poder aplicá-la.

Segundo Peskov, "o trabalho dos americanos continua" sobre este assunto.

A Rússia pede a suspensão, entre outras, das sanções bancárias que bloqueiam as exportações russas de cereais e fertilizantes.

bur/pz/mas/es/fp/aa

© Agence France-Presse

Notícias

publicidade