Carla Araújo: Bolsonaro sinaliza que deixará de lado estratégica jurídica
Após ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) declararem Jair Bolsonaro (PL) réu por tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente retomou o "cercadinho" de antigamente e sinalizou que irá deixar de lado qualquer estratégica jurídica para adotar tática política, pontuou a colunista Carla Araújo no UOL News, do Canal UOL.
Bolsonaro decidiu não comparecer ao segundo dia da sessão que o tornou réu, diferentemente de ontem. Ele optou por ir ao Senado, acompanhar a sessão ao lado do filho Flávio Bolsonaro e de outros aliados.
E aí, na minha avaliação, é o ex-presidente partindo para uma estratégia completamente política. Ele aparece naquele bolo de aliados, quase como se fosse o cercadinho dele de antigamente. Carla Araújo, colunista do UOL
O caso julgado pelo Supremo é sobre a tentativa de golpe promovida por apoiadores de Bolsonaro, que não aceitavam a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em janeiro de 2023. Na ocasião, os bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. A suspeita é que Bolsonaro e alguns membros próximos a ele conspiraram, organizaram e estimularam a invasão.
Na sessão de hoje, os cinco magistrados foram favoráveis na integralidade do voto do relator, o ministro Alexandre de Moraes.
Após virar réu, Bolsonaro convocou uma coletiva de imprensa, com aliados alinhados atrás dele, como se fosse o "cercadinho" —local usado pelo então presidente para conversar frequentemente com os seus apoiadores. O político atacou o ministro Moraes, negou ter pressionado militares, mas admitiu ter discutido "hipóteses de dispositivos constitucionais".
Ele quase que deixa qualquer estratégia jurídica, neste momento, e vai para o confronto político. Ele vai requentar todas as teorias de conspiração, que ele próprio vem trazendo desde o seu mandato. Ele vai continuar batendo nessa tecla. E conhecendo bem o doutor Celso Vilardi [advogado de Bolsonaro], ele [Bolsonaro] vai um pouco contra a estratégia de defesa [do advogado], que não é de enfrentamento.
E aí, Bolsonaro está apostando em uma estratégia política, em uma saída pelo Congresso, de tentar forçar o Congresso a votar no PL da Anistia. Mas, evidentemente, esse comportamento do ex-presidente... não sei se ajuda na sua defesa. Carla Araújo, colunista do UOL
Denúncia contra Bolsonaro
O ex-presidente foi denunciado pela PGR em fevereiro. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou denúncia contra Bolsonaro e outras 33 pessoas pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
A defesa de Bolsonaro nega crimes e alega perseguição política. Ele se tornou o primeiro ex-presidente a se tornar réu por tentativa de atentar contra a democracia.
Tales: Vídeo exibido por Moraes sobre 8/1 foi destruidor para Bolsonaro
No UOL News, o colunista Tales Faria afirmou que o vídeo exibido pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, com sequência de imagens violentas ocorridas no dia 8 de janeiro de 2023, foi destruidor para Bolsonaro (PL) e os seus aliados durante o julgamento de hoje.
Aquele vídeo [mostrado por Moraes no STF] foi fortíssimo, além dos documentos. Foi destruidor. Ele desmontou toda a argumentação da defesa. Tales Faria, colunista do UOL
Moraes mostrou hoje durante a leitura de seu voto um vídeo com cenas de agressão, destruição e incêndios, que ocorreram durante atos promovidos por apoiadores de Bolsonaro. Alguns advogados de defesa de denunciados criticaram a exibição da sequência. Moraes justificou o vídeo de 8 de janeiro por ser "fato notório" e garantido pelo Código de Processo Penal.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.