Carro puxando para o lado? Entenda a causa do problema e como consertar
No programa Carona desta semana, o quadro Autosserviço fala sobre a importância do alinhamento e balanceamento do veículo. O consultor Marcelo Silva mostra que um dos indícios aparece quando o carro começa a 'puxar' para um dos lados, normalmente após sofrer com algum buraco ou esbarrar em alguma guia.
Para solucionar o problema, o carro é levado a uma rampa de alinhamento, que vai analisar a geometria do veículo de acordo com os padrões estabelecidos pela fabricante.
Além das dicas de manutenção do veículo, o Carona também apresenta mais um importante lançamento deste ano. A linha 2026 do Mitsubishi Eclipse Cross estreia com mudanças marcantes no visual, além de oferecer um conjunto robusto de segurança e assistência à condução.
O apresentador Jorge Moraes teve a chance de testar a versão topo de linha HPE-S Black 4x4, que mantém o motor 1.5 turbo MIVEC de 165 cv, acoplado a uma transmissão CVT que simula oito marchas. Entre os destaques do modelo, a tração integral se sobressai como um diferencial no segmento, garantindo desempenho tanto em vias urbanas quanto em terrenos off-road.
A versão avaliada entrega Controle Ativo de Tração e Estabilidade (ASTC), Piloto Automático Adaptativo (ACC), Sistema de Frenagem Autônoma (FCM), assistente de partida em rampa (HSA), aviso de saída de faixa (LDW) e monitoramento de ponto cego (BSW).
Além da performance, o conforto também recebeu atenção especial. A partir da versão HPE-S, o modelo passa a contar com abertura elétrica do porta-malas com acionamento por sensor de movimento, bancos dianteiros aquecidos e traseiros reclináveis. As edições Black se destacam pelo acabamento exclusivo, que inclui revestimento em camurça e detalhes em cinza escuro no painel.
O interior foi aprimorado com novas centrais multimídia: telas de 10,25 polegadas nas versões Rush, HPE e HPE Black, e de 12,3 polegadas nas configurações HPE-S e HPE-S 4x4. O sistema oferece conectividade sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, além de GPS offline e carregamento por indução para smartphones nas versões superiores.
No visual, o Eclipse Cross 2026 apresenta mudanças marcantes. As versões HPE Black e HPE-S 4x4 Black adotam um estilo mais esportivo, com teto, rodas e aerofólio em preto brilhante, além de novos emblemas, grade redesenhada e spoilers dianteiro e traseiro. Todas as versões, exceto a Rush, contam com faróis, lanternas traseiras e luzes diurnas (DRL) em LED, enquanto as HPE-S trazem rodas de liga leve aro 18".
Disponível em seis versões, o novo Eclipse Cross chega para enfrentar concorrentes como BYD Song Pro, Jeep Compass, Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross.
Zeekr X Premium
Moraes também teve a chance de avaliar o Zeekr X Premium, versão de entrada do luxuoso SUV elétrico chinês. 'Primo' do Volvo EX30, com o qual divide a plataforma modular SEA e a mesma arquitetura elétrica de 800 volts, ele traz motor que rende 272 cv de potência e 35 kgfm de torque - com esse conjunto, a aceleração de zero a 100 km/h acontece em 5,6 segundos.
A bateria tem capacidade para 66 kWh, o que entrega uma autonomia de 332 km segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Na corrente alternada, a recarga mais lenta, aceita carregadores de até 11 kW. Na corrente contínua, que possibilita a recarga rápida, é compatível com eletropostos de até 150 kW.
Quanto às dimensões, são 4,43 m de comprimento, 2,03 m de largura, 1,57 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos. O porta-malas traz 362 litros de capacidade.
Em relação ao acabamento, o Zeekr X traz um nível acima do EX30 e conta com itens de conforto e tecnologia indisponíveis no modelo da marca sueca, como portas com acionamento elétrico, maçanetas externas retráteis e painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas, dentre outros itens. A central multimídia é de 14,6 polegadas.
O Zeekr X tem a opção com dois motores e todas as versões trazem baterias de 66 kWh.