Topo
Notícias

Moraes diz que Bolsonaro teve 'amplo acesso' a inquérito; leia relatório

do UOL

Do UOL, em São Paulo e em Brasília

25/03/2025 11h25

O ministro Alexandre de Moraes afirmou que deu "amplo e integral acesso" ao inquérito sobre a suposta tentativa de golpe de Estado, que está sob análise hoje no STF, à defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos demais acusados.

O que aconteceu

Moraes leu hoje o relatório sobre a acusação contra Bolsonaro e aliados. O documento, de 45 páginas, descreve os passos do processo após a denúncia da PGR, em fevereiro, mas não entra no mérito das acusações. A Primeira Turma do STF decide, hoje e amanhã, se os acusados se tornarão réus — acompanhe ao vivo.

Publicidade

Leia a íntegra do relatório

No relatório, Moraes relata as respostas que deu aos advogados dos acusados. Um dos pedidos citados é o que foi feito por Bolsonaro, no final de fevereiro, para que tivesse um prazo de 83 dias para apresentar defesa. Os advogados alegaram que esse foi o tempo que a PGR levou para analisar o relatório de indiciamento da Polícia Federal. Moraes descreve que negou esse pedido por falta de previsão legal.

A Primeira Turma analisa a acusação da PGR hoje e amanhã. Se pelo menos três dos cinco ministros da Primeira Turma votarem a favor do recebimento da denúncia, Bolsonaro e os aliados se tornarão réus. Só a partir daí o tribunal iniciará a ação penal que poderá condenar ou absolver o ex-presidente e os demais acusados.

Notícias

publicidade