Novo trem-bala do Japão tem sistema antiterremoto e velocidade de 320 km/h
A East Japan Railway Company (JR East) revelou seu novo projeto de trem-bala, o E10 Shinkansen, em substituição aos trens E2 e E5, que funcionam na rota que liga Tóquio à região de Tohoku.
O que aconteceu
Primeiro trem da série E10 está programado para ser concluído em 2027. Segundo o portal Japan Times, todas as máquinas finalizadas devem entrar em serviço comercial em 2030.
O E10 Shinkansen terá 10 vagões e velocidade máxima de 320 km/h. O novo modelo também terá maior segurança contra terremotos com amortecedores especiais para movimentos laterais entre a carroceria e os bogies, aumentando a tolerância devido às fortes oscilações causadas pelos tremores de terra.
A Tangerine do Reino Unido foi selecionada como parceira de design no projeto. Esta é a primeira vez que uma consultoria de outro país é escolhida para trabalhar nos icônicos trens japoneses. A empresa britânica será responsável pela pintura exterior e pelo design interior do novo trem-bala.
A pintura externa do E10 Shinkansen homenageia as diversas regiões que o trem atravessa, com uma paleta de cores verde-médio refletindo as exuberantes florestas montanhosas e litorais ao longo da rota. As formas gráficas são inspiradas na silhueta das flores de Sakura — um símbolo icônico do Japão, tanto nacional quanto internacionalmente Comunicado da Tangerine
O E10 Shinkansen representa um marco na colaboração entre o Reino Unido e o Japão no setor ferroviário, estabelecendo novos padrões para design focado em hospitalidade e viagens sustentáveis. Com sua mistura de espírito japonês, inovação e design centrado no usuário, o E10 Shinkansen está pronto para redefinir as viagens ferroviárias de alta velocidade nas próximas décadas Matt Round, diretor de criação da Tangerine