PF prende empresário que furtou Constituição no 8 de Janeiro
A Polícia Federal prendeu o empresário Marcelo Fernandes Lima, que furtou uma réplica da Constituição nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
O que aconteceu
Marcelo estava foragido e foi preso na quinta com o apoio da PM de Minas, segundo a PF. No dia 4 de fevereiro, o Supremo Tribunal Federal condenou o empresário a 17 anos de prisão pelos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.
Mandado de prisão foi expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, no dia 11 de fevereiro. No documento, o magistrado cita o possível risco de fuga de Marcelo e determina a substituição das medidas cautelares pela prisão preventiva.
Marcelo furtou réplica da Constituição de 1988 da sede do STF. Nas imagens que circularam no 8 de janeiro, ele aparece de pé em cima da escultura A Justiça, que fica na frente do prédio do Supremo, envolto em uma bandeira do Brasil e segurando o livro.
Ele entregou a réplica à PF 4 dias depois dos atos. No dia 25 de janeiro de 2023, o empresário foi preso na cidade de Varginha (MG). Ele foi liberado e estava usando tornozeleira eletrônica.
O término do julgamento do mérito da presente ação penal e o fundado receio de fuga do réu, como vem ocorrendo reiteradamente em situações análogas nas condenações referentes ao dia 8, autorizam a substituição das medidas cautelares diversas da prisão impostas em 15/12/2023 pela prisão preventiva para garantia efetiva da aplicação da lei penal e da decisão condenatória desse Supremo Tribunal Federal. Trecho do mandado de prisão