Topo
Notícias

Se o Trump taxar o Brasil, vai ter reciprocidade, diz Lula

do UOL

Do UOL, em Brasília

30/01/2025 12h07Atualizada em 30/01/2025 14h19

O presidente Lula disse nesta quinta (30) que, se Donald Trump, presidente dos EUA, aumentar a taxa de produtos brasileiros, "vai ter reciprocidade do Brasil em taxar os produtos que são exportados para os Estados Unidos". "Simples, não tem nenhuma dificuldade."

O que aconteceu

O presidente minimizou o atrito nas relações e o tamanho do comércio. A nossa exportação com os EUA não é essa supremacia que as pessoas pensam que é. É de cerca de US$ 45 bilhões, nós temos que procurar manter isso e melhorar [a relação]", afirmou.

Publicidade

Lula disse ainda que não deve ter contato direto com o norte-americano nesse início de governo. "Acho que não tem interesse da minha parte e nem da parte dele", disse o presidente, lembrando que enviou uma carta após a posse de Trump dando os parabéns pela vitória.

Lula disse que Trump "só tem que respeitar a soberania dos outros países". "Ele foi eleito para governar os EUA, eu fui eleito para governar o Brasil. É uma questão de civilidade. Esse negócio de descumprir o Acordo de Paris e de não dar dinheiro para a OMS [Organização Mundial da Saúde] é uma regressão para a civilização humana."

Trump não é esperado para a COP30, no Pará. Ele deverá ser convidado, mas o republicano é refratário às iniciativas de debate e tentativa sobre mudanças no clima. Eles devem se encontrar em reuniões da ONU (Organização das Nações Unidas). "Isso se ele não desistir da ONU também", alfinetou Lula.

Notícias

publicidade