Topo
Notícias

Polícia australiana frustra ataque antissemita envolvendo explosivos

29/01/2025 10h44

Por Alasdair Pal e Christine Chen

SYDNEY (Reuters) - A polícia australiana disse nesta quarta-feira que frustrou um ataque antissemita planejado após descobrir uma caravana contendo explosivos, em uma escalada de ameaças contra a comunidade judaica que as autoridades chamaram de terrorismo.

A caravana foi descoberta em 19 de janeiro em Dural, um subúrbio cerca de 36 km a noroeste do centro de Sydney, disse o vice-comissário de polícia de New South Wales, David Hudson, em uma coletiva de imprensa.

"Essa caravana continha uma quantidade de explosivos e alguma indicação de que esses explosivos poderiam ser usados em alguma forma de ataque antissemita", disse ele na entrevista.

A ameaça foi totalmente contida e não havia mais ameaça à comunidade judaica, acrescentou.

Hudson disse que foram feitas prisões, mas não revelou quantas ou quais eram as acusações.

O primeiro-ministro de New South Wales, Chris Minns, disse que mais de 100 policiais estavam investigando o incidente, em uma operação conjunta de combate ao terrorismo envolvendo a polícia estadual e federal.

"Esta é a descoberta de um possível evento com vítimas em massa. Só há uma maneira de chamar isso: terrorismo", afirmou ele.

A Austrália sofreu uma série de incidentes antissemitas nos últimos meses, com ataques a sinagogas, edifícios e carros desde o início da guerra entre Israel e Gaza no final de 2023.

O primeiro-ministro Anthony Albanese, cujo Partido Trabalhista, de centro-esquerda, busca reeleição, foi criticado pela oposição pelo aumento dos incidentes antissemitas no país.

O governo afirma ter tomado medidas adicionais para proteger a comunidade judaica, incluindo mais financiamento e uma força-tarefa federal para investigar incidentes antissemitas.

(Reportagem de Alasdair Pal e Christine Chen em Sydney)

Notícias

publicidade