Lula autoriza concurso para contratar mais 2 mil policiais federais, diz Lewandowski
![Policial federal realiza buscas em endereço alvo de operação contra produção e distribuição na internet de material contendo abuso sexual de crianças e adolescentes - Divulgação/Polícia Federal](https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/76/2019/05/17/policial-federal-realiza-buscas-em-endereco-alvo-de-operacao-contra-producao-e-distribuicao-na-internet-de-material-contendo-abuso-sexual-de-criancas-e-adolescentes-1558096464133_v2_450x450.jpg)
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, disse nesta quarta-feira (29) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a realização de concurso para contratar mais dois mil policiais federais. Ele deu a declaração no Palácio do Planalto ao lado da ministra Esther Dweck (Gestão) e do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, depois de reunião com Lula.
"O presidente da República anunciou que pudéssemos fazer um concurso para que ingressassem mil policiais este ano e mais mil policiais no ano que vem. Portanto, mais 2 mil policiais federais que serão distribuídos por todo o Brasil", declarou o ministro da Justiça. De acordo com ele, isso fará a corporação voltar à média histórica de 15 mil policiais.
Esther Dweck disse que ainda não há um valor exato a ser destinado para a contratação dos novos agentes. Segundo ela, a entrada efetiva dos novos policiais em serviço pode ser no fim deste ano. A ministra disse que o governo anunciará outros concursos nos próximos meses.
"A autorização é dada agora e tem todo um processo longo; provavelmente a entrada efetiva deve ocorrer mesmo no final deste ano ou só no ano que vem", declarou Esther Dweck. Andrei Rodrigues disse que o concurso englobará todos os cargos da Polícia Federal: policial, delegado, escrivão, agente perito e papiloscopista.