Dirceu descarta presidência do PT e apoia Edinho: 'Já fiz o dever de casa'
O ex-ministro José Dirceu descartou disputar a presidência do PT neste ano e disse que apoia o ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, para o posto.
O que aconteceu
Lideranças do PT e movimentos sindicais defendem o nome de Dirceu para o comando do partido. Segundo a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, há um movimento para lançar o nome do ex-ministro.
Dirceu disse ao UOL que não será candidato e ressaltou que sua prioridade é a reeleição de Lula em 2026. O petista também afirmou que "já fez seu dever de casa", pois já presidiu o partido no passado e foi ministro da Casa Civil.
Apoio Edinho. Já fiz o dever de casa. Fui presidente e ministro da Casa Civil. Meu papel hoje é ajudar o PT e o governo Lula e sua reeleição. José Dirceu
A eleição interna do PT está marcada para julho. Edinho Silva é um dos favoritos para substituir Gleisi Hoffmann no comando do partido. O líder do governo na Câmara, José Guimarães, também é um dos cotados para o cargo.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes anulou todas as condenações de Dirceu no ano passado. Em dezembro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) encerrou todos os processos contra ele. Com isso, o petista deve voltar para a política —uma das possibilidades é disputar uma vaga na Câmara em 2026.