Topo
Notícias

OPINIÃO

Tales: Fala de Zuckerberg pode fazer centrão apoiar regulação das redes

do UOL

Colaboração para o UOL

10/01/2025 10h46

As mudanças anunciadas por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, podem impulsionar o apoio do centrão ao projeto de regulamentação das redes sociais, afirmou o colunista Tales Faria no UOL News desta sexta (10).

O executivo disse que a Meta — que controla o Facebook, o Instagram e o WhatsApp — removerá agências de checagens profissionais e adotará um sistema de notas da comunidade, semelhante ao usado pelo X (antigo Twitter). Lula convocou para hoje uma reunião com membros do governo para discutir a decisão da empresa.

A ideia é que Lula, e alguns ministros esperam isso, determine força total da base governista para acelerar a tramitação desse processo.

A posição da Meta e o anúncio do Zuckerberg talvez tragam mais apoio do centrão para essa tramitação do que antes, quando ficava entre bolsonaristas e governo.
Tales Faria, colunista do UOL

O governo Lula deve intensificar seu apoio ao projeto de regulamentação das redes sociais caso queira responder de forma veemente às declarações de Zuckerberg, na visão de Tales.

A expectativa é de que a resposta efetiva venha a ser a oficialização do apoio do governo à tramitação do projeto de regulamentação das redes sociais, que está parado na Câmara. Foi parado pelo Arthur Lira dentro de uma disputa entre PL, os bolsonaristas e os governistas, e que envolveu até a eleição do sucessor na presidência da Câmara.

Para não ter problemas, Lira suspendeu a tramitação do projeto inventando uma comissão especial que nunca funcionou. Vamos ver se agora com o Hugo Mota, que é o sucessor do Arthur Lira, essa comissão volta a funcionar e o projeto tramita com mais celeridade. Tales Faria, colunista do UOL

Zanini: Com reunião sobre Meta, Lula empresta força política ao Supremo

A reunião emergencial convocada por Lula é uma demonstração de apoio ao Supremo Tribunal Federal, que sai fortalecido do episódio, avaliou o colunista da Folha de S.Paulo Fábio Zanini.

O que me chama a atenção é como o governo tomou as dores do Judiciário e está investindo nessa parceria. A declaração do Zuckerberg é mais direcionada ao Judiciário. Ele não cita o STF e nem o TSE, mas é uma referência muito clara ao Brasil.

Ao dar essa declaração e ao chamar sua equipe para uma reunião para discutir isso, Lula empresta seu capital político e a força política do governo para apoiar o Judiciário e reforçar a aliança com o Supremo para tentar fornecer esse contraponto às redes sociais.
Fábio Zanini, colunista da Folha de S. Paulo

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Veja a íntegra do UOL News:

Notícias