Incêndios na Califórnia: Biden declara "grande desastre"
Incêndios na Califórnia: Biden declara "grande desastre" - Fogo provocou ao menos cinco mortes em estado no oeste dos EUA. Milhares de casas foram destruídas. Falta energia em amplas áreas. Medida presidencial visa agilizar socorro. Washington envia aviões-tanque e helicópteros.Cinco focos de incêndio continuam grassando no estado da Califórnia, sendo o maior em Pacific Palisades, Los Angeles, que já consumiu mais de 15,8 mil acres de florestas. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, emitiu uma Declaração Presidencial de Grande Desastre sobre os incêndios, iniciados nesta quarta-feira (08/01).
A declaração presidencial de emergência permite que governos estaduais e locais tenham assistência financeira para apagar os incêndios, abatendo pelo menos 75% das despesas do governo californiano com o combate às chamas.
Washington enviou ainda cinco aviões-tanque de grande porte, dez helicópteros e dezenas de veículos para ajudar na luta contra o fogo. "Estamos fazendo tudo e qualquer coisa, pelo tempo que for preciso, para conter esses incêndios [...] para garantir que vocês voltem ao normal", declarou Biden.
Os incêndios já provocaram cinco mortes, destruíram milhares de casas e ainda colocam outras tantas em risco, sobretudo no sul do estado. Mais de 400 mil residências, empresas e outros clientes estavam sem eletricidade na tarde da quarta-feira, e cerca de 13 mil casas encontram-se em áreas já destruídas ou ameaçadas pelas chamas.
Segundo a polícia, trata-se de um dos piores incêndios da história de Los Angeles, já tendo consumido mais de mil casas. Pelo menos 70 mil cidadãos receberam ordem de evacuação na área, assim como 36 mil em Pasadena, Altadena e Sierra Madre.
av/md (DPA,ots)