Voos internacionais são retomados no aeroporto de Damasco
Os voos internacionais foram retomados em clima de júbilo no Aeroporto Internacional de Damasco nesta terça-feira (7), pela primeira vez desde que uma coalizão liderada por radicais islamistas derrubou o presidente Bashar al-Assad no mês passado, disseram jornalistas da AFP.
Um primeiro avião da Syrian Airlines decolou para Charjah, nos Emirados Árabes Unidos, às 11h45, horário local (5h45 em Brasília), disseram os correspondentes da AFP.
A aeronave havia sido pintada com as cores da nova bandeira, a da revolta contra Assad, adotada pelas novas autoridades.
Esse é o primeiro voo comercial internacional desde 8 de dezembro, quando grupos armados liderados pelo grupo islamista radical Hayat Tahrir al Sham (HTS) tomaram Damasco e Assad fugiu do país.
"Este dia marca um novo começo", disse à AFP o diretor do aeroporto, Anis Fallouh.
O clima na sala de embarque era de júbilo, com alguns passageiros fazendo o sinal de vitória.
"O aeroporto está totalmente diferente de antes", sob o governo anterior, disse um deles, Amal Geroudy, 45 anos. "Os funcionários costumavam ser condescendentes conosco, mas agora (...) eles sorriem para nós", disse ele.
No saguão de desembarque, pessoas com balões e buquês de flores esperavam por parentes, alguns dos quais não viam há anos.
Alguns dos passageiros se ajoelharam e beijaram o chão na chegada, de acordo com um fotógrafo da AFP.
O aeroporto, que atendia a apenas alguns destinos antes de seu fechamento, voltou a receber aviões carregados de ajuda humanitária em dezembro, principalmente de vários países árabes.
As novas autoridades fizeram vários gestos de abertura para a comunidade internacional e o chefe da diplomacia, Asaad Al Shaibani, está em um giro pelos países árabes que já o levou aos Emirados Árabes, ao Catar e à Arábia Saudita.
bur-aya/at/cab/meb/zm/dd/aa
© Agence France-Presse