Lula decide por saída de Pimenta da Secom e escolhe publicitário Sidônio para o cargo
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu substituir Paulo Pimenta pelo publicitário Sidônio Palmeira no cargo de ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência para o segundo biênio do seu mandato.
O anúncio da mudança foi feito por Pimenta e Sidônio em pronunciamento no Palácio do Planalto, depois que a comunicação do governo foi alvo de críticas recentemente, inclusive de aliados.
Pimenta disse que há um tempo vinha ocorrendo uma discussão sobre o processo de transição na política de comunicação do governo, em que Lula tem a leitura de que a partir de 2025 é o período da colheita, de mostrar os resultados.
"Eu sei que o Sidônio é uma pessoa que tem todas as qualidades necessárias para fazer um grande trabalho aqui na Secom. Nós temos o mesmo objetivo, que é o sucesso do nosso governo, do nosso projeto. Nós achamos que isso é fundamental para o Brasil", disse.
Segundo Pimenta, a troca deverá ser formalizada "o mais rapidamente possível, provavelmente no início da semana que vem".
O ministro demissionário, que é deputado federal licenciado pelo PT do Rio Grande do Sul, disse que pediu a Lula uma semana de férias para descansar, e disse que depois conversarão para decidir se ele terá outra função dentro do governo.
Em sua fala, Sidônio disse que a nova função será um desafio para ele pelo fato de nunca ter trabalhado no serviço público. Ele afirmou que buscará informar e manter a transparência que o governo tem e que buscará alinhar um tripé: expectativa que há com o governo, a gestão e a percepção popular.
"Eu acho que a gente precisa alinhar essas três coisas. E esse é o que é o desafio nosso. Que a expectativa, a gestão e a percepção popular fiquem equilibradas no mesmo ponto. E é nesse sentido que vamos trabalhar e trabalhar com muito afinco, informando a vocês, com muita transparência, procurando a comunicação chegar na ponta", ressaltou.
(Por Ricardo Brito)