Vídeo não mostra Bolsonaro sendo chamado de assassino no CE
É falso que um vídeo que circula nas redes sociais de uma visita de Jair Bolsonaro a Tianguá (CE) em 2021 mostre ele sendo chamado de assassino pelo público.
Segundo registro do jornal O Povo, a plateia gritava "fora, Camilo" para o então governador do estado, Camilo Santana (PT), que não compareceu ao evento.
O que diz o post
Um vídeo mostra uma aglomeração de pessoas, com máscaras, algumas com camisas amarelas, e um palco. O conteúdo é compartilhado com a legenda "Bolsonaro em Tianguá-CE é chamado de assassino".
Por que é falso
Pessoas gritavam "fora, Camilo". Em uma busca no Google pela legenda do post enganoso é possível encontrar uma matéria do portal de notícias cearense O Povo, que explica o contexto original do vídeo (leia aqui). Um vídeo semelhante também foi publicado no Facebook do jornal. Veja abaixo:
O vídeo é de fevereiro de 2021, durante a pandemia. Segundo o jornal, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro gritavam contra o então governador do Ceará, Camilo Santana (PT), em evento com a presença de Bolsonaro. Camilo não participou da agenda com o então presidente e criticou as aglomerações durante a crise sanitária da Covid-19 (aqui).
Desinformação já foi desmentida. Este mesmo vídeo com o conteúdo desinformativo foi verificado pela Lupa em junho de 2021 (aqui).
Viralização. No Instagram, um post com o conteúdo desinformativo registrava 127 mil visualizações, 8.917 curtidas e 1.477 compartilhamentos.
Este conteúdo também foi verificado por Reuters.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.