Emissário dos EUA afirma que Israel começou a se retirar de cidade libanesa na fronteira
O emissário americano Amos Hochstein afirmou que as forças israelenses começaram a se retirar, nesta segunda-feira (6), da cidade fronteiriça de Naqura, no sul do Líbano, mais de um mês após a entrada em vigor de um cessar-fogo com o Hezbollah.
"Os militares israelenses iniciaram sua retirada de Naqura [...] e voltaram hoje para Israel, para o sul da linha azul", declarou, em referência à demarcação estabelecida pela ONU na fronteira sul do Líbano.
"Esta retirada continuará até que as forças israelenses saiam totalmente do Líbano e o exército libanês continue seu deslocamento para o sul e ao longo da linha azul", afirmou Hochstein.
Naqura abriga a sede do quartel-general das forças de paz da ONU (Unifil) no Líbano.
Hochstein, que está em visita ao Líbano, se reuniu com o presidente do Parlamento, Nabih Berri, aliado do movimento islamista Hezbollah, e com o primeiro-ministro do país, Najib Mikati.
Israel intensificou em setembro sua campanha de bombardeios contra o grupo paramilitar e enviou tropas ao Líbano após quase um ano de troca de tiros na fronteira.
Segundo os termos do cessar-fogo, o exército libanês deve ser destacado ao lado das forças de paz da ONU no sul, enquanto o exército israelense deve se retirar da área em um período de 60 dias.
O Hezbollah, por sua vez, deve retirar suas forças ao norte do rio Litani, a cerca de 30 quilômetros da fronteira, e desmontar qualquer infraestrutura militar restante no sul.
Hochstein declarou confiar que "todas as partes" cumpram o que está estipulado no acordo de cessar-fogo.
ah-lg/it/an/bc/jb/aa/jb/am
© Agence France-Presse