CPTM vai encerrar serviço de integração entre Jundiaí e Rio Grande da Serra
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) publicou que vai encerrar o serviço 710, que conecta as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, no segundo semestre deste ano. A partir de então, os usuários terão de realizar baldeação na estação da Luz para acessar uma linha a partir da outra.
O que aconteceu
Companhia diz que transição ocorre por privatização da Linha 7-Rubi. Em nota, a CPTM indicou que o serviço será descontinuado pela "transição contratual da Linha 7-Rubi para a concessionária TIC Trens, prevista para o início do segundo semestre de 2025". Até lá, o serviço continuará funcionando normalmente.
CPTM definiu novos trajetos de linhas. Após a reestruturação e o fim do serviço 710, a Linha 7-Rubi vai operar de Jundiaí à estação Palmeiras/Barra Funda, enquanto a Linha 10-Turquesa vai fará o trajeto entre a estação da Luz e Rio Grande da Serra.
Serviço 710 liga Jundiaí a Rio Grande da Serra diretamente. Instalado em 2021, ele permite que usuários viajem entre as Linhas 7-Rubi e 10-Esmeralda sem fazer transferências na estação Brás.
Linha 7-Rubi foi arrematada em 2024. Além dela, o leilão envolveu a linha do Trem Intercidades, que deve conectar São Paulo a Campinas e a linha do Trem Intermetropolitano. O vencedor foi o consórcio C2 Mobilidade, composto pela empresa chinesa CRRC e pela brasileira Comporte, dona da concessionária TIC Trens. O projeto tem investimento previsto de R$ 14,2 bilhões e prazo de concessão de 30 anos.