As CPIs 'antiesquerda' protocoladas pela extrema direita em São Paulo são sem sentido e irão naufragar, analisou o colunista Tales Faria na edição deste sábado (4) do UOL News.
É provável que acabe naufragando. Na verdade, não faz sentido, não tem um fato real para se apoiar e dizer em geral. Na CPI você tem que ter um fato concreto, e essa daí não tem fato concreto, na verdade, é apenas uma CPI ideológica, vamos atacar o pessoal da esquerda, ou então vamos pegar o Padre Júlio, invasores, quem são os invasores? E que invasões?
É uma CPI sem fato determinado, vai naufragar, como aquela do padre Júlio, mas faz uma farofa dentro das redes sociais, da mídia ligada a eles, etc. Só serve pra isso.
Tales Faria
Com promessas de medidas "contra a esquerda", Amanda Vettorazzo (União) e Lucas Pavanato (PL) investem contra ONGs e "invasores de propriedades privadas".
"Ato de Lula em 8/1 será um erro se focar só em militância de esquerda"
O colunista Tales Faria opinou também que o ato de Lula em 8/1 será um erro se focar só em militância de esquerda e deveria ser mais democrático.
Não precisa ser um ato com conotação político-partidária, não precisava ter uma conotação de esquerda, é um ato das forças democráticas do país.
A possibilidade do PT se apropriar do ato pode acabar espantando os representantes, os presidentes dos Poderes, e isso é ruim. É melhor que se tire essa conotação. Eu não sei como se pode tirar essa conotação a essa altura do campeonato, porque o PT vai lá e tem um abraço de várias organizações, a maioria de esquerda, então não sei se é uma boa.
Tales Faria
Já o colunista Ricardo Kotscho seguiu a mesma linha de raciocino e apontou que transformar este ato exclusivamente de esquerda é um erro.
Esse negócio de apresentar a cerimônia de 8 de janeiro como o ato de esquerda é um erro, é um erro. Os convites estão sendo feitos pelo PT, pelo governo e por movimentos populares. Deveria ser um ato suprapartidário, como foi a campanha das diretas, reunindo todos os partidos democráticos, inclusive da frente ampla do governo, que aliás foi eleito com essa frente ampla. Convidar todos esses partidos menos os golpistas, é claro.
Tirando os golpistas, que o problema deles é lá no Supremo, os outros todos têm que estar convidados, a democracia é de todos. Então eu não consigo entender, o governo está realmente com um problema de comunicação e aí não é só o problema do ministro, eu acho que a questão é política. É o momento, do 8 de janeiro de agregar, de unir a população contra aqueles que fizeram aquele estrago no 8 de janeiro. Reunir todo mundo, quanto mais melhor do país.
Ricardo Kotscho
Confira abaixo:
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Veja a íntegra do programa: