Internado, prefeito de BH terá licença de 15 dias para tratar pneumonia
O prefeito de Belo Horizonte (MG), Fuad Noman (PSD), pediu licença médica neste sábado (4) para tratar uma pneumonia. Ele está internado no Hospital Mater Dei, na capital, desde sexta-feira (3). A informação é da assessoria de imprensa da prefeitura. O vice-prefeito, Álvaro Damião, assume interinamente o cargo.
O que aconteceu
A licença tem duração de 15 dias. O prefeito da capital mineira ficará afastado para tratar uma pneumonia, conforme orientação do médico Enaldo Melo de Lima.
Internado desde a tarde desta sexta (3), o prefeito de BH passou por novos exames neste sábado. "Exames radiológicos demonstram se tratar de uma pneumonia como causa da insuficiência respiratória", diz o boletim. O quadro de saúde do prefeito "evoluiu durante a noite, com melhora dos parâmetros hemodinâmicos e respiratórios".
Fuad descobriu em julho um linfoma não Hodgkin, câncer com origem nas células do sistema linfático. Ele fez campanha enquanto tratava a doença. Em outubro, anunciou ter concluído o tratamento e finalizado as sessões de quimioterapia.
Internações
Prefeito deixou hospital no último dia 23. Ele havia sido internado após um quadro de diarreia e sangramento intestinal em 19 de dezembro. Segundo boletim médico da época, os exames apontaram sangramento intestinal secundário decorrente do uso de anticoagulante oral, usado no tratamento.
Em 10 de dezembro, ele já tinha sido internado com pneumonia e sinusite. O prefeito ficou cinco dias no hospital. Antes disso, havia ficado internado também por cinco dias para tratar dores nas pernas.
Remissão completa do câncer foi confirmada em exames durante uma das internações. Em outubro, o prefeito anunciou, durante sabatina do UOL com a Folha de S.Paulo, que havia concluído o tratamento e finalizado as sessões de quimioterapia. Com as novas internações, os médicos decidiram refazer os exames para verificar a situação.
Quem é Álvaro Damião
Nascido em Belo Horizonte, Álvaro Damião foi repórter esportivo e trabalhou por 30 anos na rádio Itatiaia e TV Alterosa, afiliada ao SBT em Minas Gerais. Participou das coberturas de cinco Copas do Mundo, duas Olimpíadas, três Pan-Americanos e três Copas América. Ele pediu afastamento dos veículos de comunicação após a posse, em 1º de janeiro.
Em 2017, Damião assumiu o primeiro mandato na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte. Em 2020, foi reeleito com quase 13 mil votos e virou o radialista mais bem votado da história da capital mineira.
Segundo a biografia, trabalha para fortalecer a luta pela defesa dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Damião também atua em movimentos de proteção aos animais e é fundador do Instituto Bacana Demais, que reúne crianças, adultos e idosos em atividades esportivas.