Wall Street fecha em alta graças a novo apetite pelo risco
A Bolsa de Nova York fechou, nesta sexta-feira (3), em alta, impulsionada por um renovado apetite por risco após quatro sessões consecutivas de quedas, e pela expectativa da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, marcada para 20 de janeiro.
O índice principal, o industrial Dow Jones, subiu 0,80%, encerrando em 42.732,13 pontos; o tecnológico Nasdaq avançou 1,77%, a 19.621,68; e o amplo S&P 500, principal referência dos investidores, ganhou 1,26% e fechou em 5.942,47.
"Os investidores esperam um governo favorável às empresas por parte de Trump e sua equipe", disse Jack Ablin, da Cresset Capital. O magnata republicano assumirá a Casa Branca em 20 de janeiro.
Os fortes ganhos também foram impulsionados pelo anúncio da Microsoft, nesta sexta, de que investirá cerca de 80 bilhões de dólares no ano fiscal de 2025 para construir centros de dados voltados para tecnologias de inteligência artificial (IA).
Após caírem por várias sessões seguidas, os principais índices do mercado de ações americano foram favorecidos nesta sexta por uma recuperação nas ações das empresas de maior relevância.
Além disso, dados divulgados pela manhã sobre a indústria manufatureira mostraram uma leve melhora na atividade em dezembro, apesar de o ritmo geral do setor ainda apresentar retração.
Por outro lado, as ações da siderúrgica americana US Steel caíram 6,5% depois que o presidente Joe Biden anunciou o bloqueio de sua proposta de aquisição pela japonesa Nippon Steel.
tu/nth/arm/llu/atm/ic/am
© Agence France-Presse