EUA: com apoio de Trump e Musk, Mike Johnson é reeleito presidente da Câmara dos Deputados
O republicano Mike Johnson foi reeleito nesta sexta-feira (3) presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. O congressista de 52 anos precisava de uma maioria simples para ser eleito ao cargo, segundo na linha de sucessão à presidência.
O republicano Mike Johnson foi reeleito para presidir a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, apesar da oposição de alguns membros de seu próprio partido.
Inicialmente, o presidente da Câmara baixa do Congresso parecia ter perdido a primeira votação, quando três representantes republicanos votaram em outro candidato. Mas a Câmara testemunhou uma reviravolta dramática quando dois deles finalmente mudaram seu voto para apoiar o presidente cessante.
Tradicionalmente uma formalidade, a eleição do speaker, como é chamado o presidente da Câmara dos Deputados, passou por uma turbulência incomum nos últimos dois anos, principalmente com a remoção sem precedentes, há um ano, do presidente anterior, Kevin McCarthy. Essa queda foi orquestrada pela ala mais à direita do Congresso, que já havia acusado McCarthy de ter aumentado o déficit ao ceder demais aos democratas. O episódio deu origem a um psicodrama de 22 dias e expôs as brigas internas no campo republicano.
Faltando menos de três semanas para seu retorno à Casa Branca, Donald Trump queria evitar esse tipo de cenário, especialmente porque, sem um presidente, a Câmara dos Deputados não poderia certificar sua vitória presidencial durante uma sessão marcada para segunda-feira (6).
"Muito consensual"
Johnson conseguiu o cargo em 2023 depois desse episódio que paralisou a Câmara dos Representantes durante semanas. Mas alguns membros de seu partido o consideram muito consensual e brando em relação aos cortes de gastos.
Donald Trump saudou o resultado. O presidente eleito considerou que a vitória de Johnson era um sinal de "bom senso" e disse que "a América será ainda maior que antes".
O bilionário Elon Musk, cada vez mais influente na esfera política norte-americana, também havia expressado seu apoio a Johnson durante o voto.