Atriz que atropelou brasileiros disse à polícia que 'airbag explodiu'
A atriz e empresária argentina Patricia Scheuer, que atropelou dois brasileiros em Buenos Aires, afirmou em depoimento à polícia que o airbag do seu carro "explodiu". Fernando Pereira de Amorim Junior, 60, morreu no local do acidente. A companheira dele, Cleusa Adriana Nunes Pombo, está internada com ferimentos graves.
O que aconteceu
Patricia Scheuer foi solta após prestar depoimento. Ela é investigada pelo crime de homicídio culposo. Segundo informações publicadas pelo jornal argentino La Nacion, a argentina declarou que não se lembra do ocorrido.
A atriz também mencionou que passou por algo semelhante no dia anterior ao acidente. Scheuer também descreveu que após passar pelo Museu de Belas Artes, o airbag do seu carro teria "explodido". "Ela não respondeu a perguntas e limitou-se a descrever esses eventos", informou uma fonte judicial ao La Nacion.
A argentina prestou depoimento pelo Zoom acompanhada do seu advogado, Alfredo Huber. A decisão de soltura foi expedida pelo juiz Martín Peluso.
A brasileira que sobreviveu está internada em estado grave. Segundo o La Nacion, ela passou por uma tomografia para avaliar um traumatismo craniano e apresentou lesões graves, incluindo trauma no tórax, múltiplas fraturas nas costelas e clavícula e contusão hemorrágica cerebral.
A família dos brasileiros já está na argentina. De acordo com a Folha de São Paulo, um parente de Fernando Amorim chegou à cidade na quinta-feira (2) para reconhecer o corpo e pedir a repatriação. Também chegaram filhos da esposa dele, de outro casamento, para acompanhar a mãe.
Quem é Patricia Scheuer
A mulher é atriz e empresária do ramo gastronômico. Segundo informações da imprensa argentina, Scheuer atuou em novelas nos anos 1990 e também trabalhou em comerciais de televisão. Entre as propagandas famosas, está a de uma secadora de roupas, também nos anos 1990.
Carreira nas artes cênicas. Em entrevista ao La Nación em 2018, Patricia detalhou que iniciou sua carreira cantando e atuando. "Me chamaram porque eu me encaixava perfeitamente no estereótipo do bandido. Eu era alta, loira e tinha boa aparência", disse à época.
A motorista é dona de restaurantes famosos na Argentina. Entre eles, estão o Sucre, Bar Uriarte e BASA, sendo o último recomendado pelo Guia Michelin de Buenos Aires.
Patricia é mãe de dois filhos. Segundo o jornal argentino Clarín, um deles é o bartender Ludovico De Biaggi. Com ele, a atriz abriu um de seus empreendimentos, o bar Oh No Lulu!.
Atriz perdeu o controle do carro e atropelou brasileiros
Patricia Scheuer estava sozinha no veículo SUV. Ainda não há informações oficiais dos motivos que levaram a atriz a perder o controle do veículo. Ela não se feriu.
Atropelamento aconteceu no bairro de Recoleta. O acidente ocorreu no cruzamento entre as avenidas Del Libertador e Alvear. O brasileiro aguardava pelo semáforo de pedestre antes de ser atingido, segundo relato de testemunhas ouvidas pelo jornal Clarín.
A motorista perdeu o controle do veículo e bateu em um semáforo antes de atingir o brasileiro.
Brasileiro foi levado para o hospital, mas não resistiu. Os agentes da Delegacia do Bairro 2A estiveram no local e confirmaram a ocorrência. A companheira do brasileiro também ficou ferida e está internada com politraumatismo.
Motorista é vista em fotografias da mídia argentina ao lado do local do acidente. O carro, do modelo Nissan Kicks, foi coberto por lonas após o acidente. Os bombeiros utilizaram de almofadas infláveis para remover o corpo do brasileiro debaixo do veículo.
Polícia aguarda exames para condução do inquérito. As investigações do acidente ficam sob os cuidados do Juizado Penal número 9. Inicialmente, a motorista foi acusada de "homicídio e lesões".
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Buenos Aires, afirmou que presta assistência consular às vítimas. Itamaraty também disse que mantém contato direto com seus familiares.